Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Fred ou Sassá? Veja o que pode pesar na escolha de Abel para jogo do Cruzeiro contra o Avaí

Time celeste precisa melhorar setor ofensivo para vencer e seguir fora do Z4

postado em 16/11/2019 06:30 / atualizado em 16/11/2019 21:17

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro e Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Com os treinos fechados à imprensa, o técnico Abel Braga não deu pistas sobre quem escolherá para ser o centroavante do Cruzeiro no jogo contra o Avaí, às 20h de segunda-feira, no Mineirão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na disputa pela vaga estão o veterano Fred, de 36 anos, e Sassá, de 25. Um deles terá a missão de fazer os gols para assegurar a vitória e encaminhar a permanência do clube fora da zona de rebaixamento.

Quando se analisa os números de cada um em 2019, Fred tem vantagem de sobra, pois marcou 21 gols em 50 jogos, enquanto Sassá balançou a rede seis vezes em 36 partidas. É necessário ressaltar que o camisa 9 teve 3.643 minutos em campo, três vezes mais que seu concorrente - 1.190 -, segundo dados coletados pelo site OGol.

Dos 21 gols de Fred, 12 foram no Campeonato Mineiro, quatro na Copa Libertadores e cinco no Brasileiro. Já Sassá contabilizou um no Estadual, dois na Libertadores e três na Série A.

A favor de Fred pesa o histórico de várias artilharias na carreira, entre as quais do Brasileirão, em três ocasiões: 20 gols em 2012, 18 em 2014 e 14 em 2016. Além disso, o experiente jogador é recordista na era dos pontos corridos (147) e acumula 390 gols em 729 jogos como profissional.

O ponto contrário a Fred é justamente a má fase recente, de participação pouco efetiva nos ataques da equipe e muitas cobranças da torcida por ser facilmente anulado pelos defensores adversários.

Sassá, por sua vez, vive momento técnico superior. Contra o Bahia, no dia 3 de novembro, no Mineirão, ele entrou aos 23 minutos do segundo tempo e, em uma de suas primeiras participações, tabelou com Thiago Neves para fazer belo gol de fora da área, assegurando o empate por 1 a 1.

Como Fred havia recebido o terceiro cartão amarelo diante do Bahia, Sassá teve sequência no duelo seguinte, ante o Athletico-PR, na Arena da Baixada. Durante o tempo em que esteve em campo, incomodou a marcação rival com muita força e movimentação, sofrendo faltas e finalizando a gol. Todavia, acabou expulso por acumular dois cartões amarelos: um por entrada forte no volante Bruno Guimarães e outro por fazer um gol ajeitando a bola no braço. Mesmo com um atleta a menos, o Cruzeiro segurou o empate por 0 a 0 em Curitiba.

Ainda assim, no que depender de grande parte da torcida cruzeirense, Sassá é o preferido para ser titular contra o Avaí, embora Fred tenha demonstrado ao longo de sua trajetória o faro de gols. Abel Braga só divulgará a opção na segunda-feira. O mistério é tanto que os próprios colegas preferem não entrar no mérito.

“Cada um tem sua opinião. Eu não posso fazer nada. Quem manda mesmo é o Abel. Quem entrar, dará o seu melhor e vai procurar sempre ajudar a equipe. São peças importantes. Os dois vêm trabalhando duro no dia a dia, tem uma briga nos treinos de quem faz mais gols em finalizações. Qualquer um que entrar vai dar o máximo para a equipe. Para mim, qualquer um”, ressalta o zagueiro Cacá.

Seja Fred ou Sassá, o Cruzeiro necessita de melhora do setor ofensivo para se manter na primeira divisão do Brasileiro. A campanha de apenas 35 pontos também é consequência do baixo número de gols - 26 em 32 rodadas. Os principais concorrentes da Raposa são Botafogo (36), Ceará (36) e Fluminense (35).CLIQUE AQUI E VEJA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE A.

Tags: Cruzeiro Fred interiormg futnacional Abel Braga seriea Sassá