Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Dalai Rocha confirma que Conselho de Notáveis assumirá gestão do Cruzeiro na segunda-feira

Sete integrantes vão se reunir na Sede Administrativa do Barro Preto

postado em 21/12/2019 21:45 / atualizado em 21/12/2019 22:01

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D. A Press)
Com as renúncias do presidente Wagner Pires de Sá e dos vices Hermínio Lemos e Ronaldo Granata, o Cruzeiro passa a ter, interinamente, José Dalai Rocha, presidente do Conselho Deliberativo, como chefe maior do executivo. Mas, a partir de segunda-feira, ele delegará esses poderes a um Conselho de Notáveis. Um grupo de sete conselheiros assumirá a gestão do clube e fará a transição até que um novo mandatário seja eleito em maio de 2020, com posse prevista para junho.

O Conselho de Notáveis será formado por Pedro Lourenço (dono do Supermercados BH), Emílio Brandi (dono da distribuidora de alimentos Nova Safra), Alexandre de Souza Faria (dono da Multiseg, corretora de seguros), Carlos Ferreira Rocha (sócio do Frigorífico Uberaba), Saulo Tomaz Froes (dono da Lokamig, locadora de veículos), Jarbas Matias dos Reis (diretor regional da Galvão Engenharia S/A) e Walter Cardinalli Júnior (advogado).

Jarbas e Walter fizeram parte da Comissão de Sindicância que investigou irregularidades na gestão de Wagner Pires de Sá. Eles são os integrantes do Conselho mais bem informados sobre o rombo nas finanças, as dívidas e as prioridades que deverão ser atacadas pelo grupo de trabalho.

O presidente interino José Dalai Rocha programou o primeiro encontro dos Notáveis para segunda-feira, às 9h, na Sede Administrativa do Barro Preto, em Belo Horizonte. “Eles vão se reunir, são homens experientes, que conhecem a solução de problemas, e, sobretudo, que querem resolver e ajudar o Cruzeiro. Eles vão contribuir e decidir qual o melhor equacionamento dessa situação e como melhor enfrentar essa situação. Já falei com alguns que, apesar de eles terem, reunidos, um dos PIBS mais consideráveis do Brasil, não é esse o valor que o Cruzeiro quer deles. O Cruzeiro quer a expertise e o nome deles ligado a esse processo de construção. Vai ser no dia 23 o marco-zero. Eles vão estabelecer qual o esquema de trabalho, funções e repartições das atividades entre si”, disse Dalai à Rádio Itatiaia.

Novo departamento de futebol

Em relação à divisão das pastas no clube, a tendência é que o futebol fique a cargo de Pedro Lourenço, conforme ele mesmo antecipou ao Superesportes no dia 18 de dezembro. O empresário quer reestruturar todo o departamento e ficou de fazer um convite a Alexandre Mattos para assumir a diretoria de futebol. 

Dalai vê urgência na definição de nomes e tarefas para que o planejamento do departamento de futebol seja acelerado. Em 2020, o Cruzeiro disputará o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.

“Segunda-feira, certamente será formado um novo departamento de futebol, com nova direção entre os empresários. Vamos saber quem vai tomar conta desse setor. Pela entrevista (ao Superesportes), o Pedro Lourenço parece estar disposto a assumir. Vamos ver. E isso vai ser resolvido com urgência devida, pois está preocupando demais o Cruzeiro. Estamos apagando vários incêndios”, acrescentou Dalai à Itatiaia.

No momento, o departamento de futebol está a cargo de Márcio Rodrigues, vice-presidente executivo; Marcelo Djian, diretor executivo; e Marcone Barbosa, gerente.

Ao SuperesportesPedro Lourenço já adiantou que manterá Adilson Batista como treinador para a próxima temporada. José Dalai Rocha prometeu não interferir em decisões do Conselho de Notáveis, principalmente na área do futebol.

Tags: cruzeiro sede gestão reunião josé dalai rocha conselho de notáveis