Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Dirigente do Cruzeiro recua, diz que também aguarda Federação Mineira e projeta retorno aos treinos na próxima semana

Saulo Fróes adiou previsão de regresso aos trabalhos do elenco celeste

postado em 29/04/2020 10:00 / atualizado em 29/04/2020 11:55

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro - 18/03/2020)
Depois de confirmar que o Cruzeiro voltaria a treinar na próxima sexta-feira, dia 1º de maio, o presidente do Núcleo Dirigente Transitório, Saulo Fróes, voltou atrás e ressaltou que o retorno depende de autorização dos órgãos de saúde do estado e da Federação Mineira de Futebol. Por isso, ele crê nessa possibilidade a partir da próxima semana.

“Você fez uma pergunta se eu voltaria no dia 1º, e eu tinha dito que sim. Mas, na verdade, é o seguinte: a CBF sinalizou a possibilidade de voltar dia 1º, e a gente voltaria sim. Ocorre que a gente depende da FMF, junto às autoridades, para saber como vai ser esse retorno dos clubes, não só o do Cruzeiro, preservando acima de tudo a integridade das pessoas. Obviamente, dia 1º acho que vai ser impossível ser feito isso”, ressaltou Fróes, ao Superesportes.

Estamos aguardando uma posição da FMF junto às autoridades e estamos com esperança de que, na semana que vem, seja feita uma comunicação à imprensa em geral de como será feito esse retorno, até mesmo no tratamento à imprensa, aos órgãos, para filmagem e tudo mais. Falei dia 1º, mas não dei essa explicação. Dependemos ainda da liberação das autoridades e da FMF, que vai coordenar esse processo. Estamos torcendo para que seja o mais rápido possível, quem sabe na semana que vem a gente já tenha notícias melhores”, complementou o dirigente.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sinalizou que liberará os clubes a retornarem aos trabalhos a partir de 1º de maio, quando se encerram as férias coletivas das principais equipes do país. Em breve, a entidade também divulgará um protocolo para reinício dos campeonatos em meio à pandemia de coronavírus (COVID-19). Inicialmente, os times receberam a informação de que os estaduais voltarão a ser disputados a partir de 17 de maio, com portões fechados. No entanto, isso só acontecerá se não existirem proibição de autoridades locais.

O departamento médico do Cruzeiro produziu um documento com protocolos a serem seguidos. Estão previstos questionários aos atletas, medição de temperatura no portão do CT, treinos com distância mínima entre os jogadores, além de outros pontos. O documento foi redigido pelos ortopedistas e cardiologista do clube e segue padrões de equipes da Europa.

Na próxima semana, portanto, o técnico Enderson Moreira terá a primeira oportunidade de encontrar seus comandados. Ele substitui Adilson Batista, que teve desempenho ruim no primeiro trimestre de 2020 - 12 jogos, quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Caberá ao novo treinador a missão de conduzir a Raposa na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Campeonato Mineiro


Líder isolado do Campeonato Mineiro, com 21 pontos, o América é o único time já classificado para a próxima fase da competição. Tombense, 20, Atlético, 18, e Caldense, 17, completam o G4 do estadual. O Cruzeiro é o quinto colocado, com 14. Em meio à pandemia do coronavírus, alguns clubes do interior não conseguiram suportar as dificuldades financeiras e encerraram contratos de atletas, casos de Villa Nova, Patrocinense, URT e Caldense

Tags: treino Cruzeiro CBF serieb interiormg futnacional coronavírus COVID-19