Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Justiça vê urgência e suspende expulsões de conselheiros do Cruzeiro até julgamento de recurso por colegiado

Decisão é do desembargador Luiz Carlos Gomes, da 13ª Câmara Cível de BH

postado em 12/05/2020 16:59 / atualizado em 12/05/2020 17:55

(Foto: Tiago Mattar/Superesportes)
Três conselheiros remunerados pela administração do ex-presidente Wagner Pires de Sá ganharam pelo menos um fôlego no Conselho Deliberativo do Cruzeiro. Eles conseguiram, nesta terça-feira, suspender as expulsões assinadas pelo presidente do órgão, José Dalai Rocha, até o julgamento de um recurso por colegiado. 

A decisão, obtida pelo Superesportes, é do desembargador Luiz Carlos Gomes da Mata, da 13ª Câmara Cível de Belo Horizonte.

(Foto: Reprodução/TJMG)

A ação foi ajuizada por três dos 30 associados expulsos do Conselho Deliberativo na última semana após parecer do Conselho de Ética e Disciplina. São eles Carlos Alberto Monteiro de Oliveira, Roberto Márcio de Freitas e Luiz Cláudio 'Xedinho' de Freitas Rocha

Na decisão, o desembargador defere a tutela de urgência também em função das eleições que o clube enfrentará no próximo dia 21. Os conselheiros expulsos, portanto, poderão votar no pleito.  

Presidente da comissão eleitoral, Gilvan de Pinho Tavares afirmou à reportagem que já tomou conhecimento da decisão judicial e que o clube recolherá as 30 cédulas, mas separadamente. "Isso já havia sido definido na reunião com as chapas na manhã de hoje (terça-feira). Se a decisão judicial fosse definida, eles votariam separadamente. Assim será", disse.

Entenda o caso

Em 17 de abril, o presidente em exercício do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, José Dalai Rocha, assinou a expulsão de 30 membros do órgão. Todos eles foram remunerados pela administração de Wagner Pires de Sá, o que é proibido pelo Estatuto do Cruzeiro. 

Estão na lista nomes como de Gustavo Perrella, filho do ex-presidente Zezé Perrella, e Sérgio Nonato, ex-diretor-geral do clube. Também foram expulsos integrantes do núcleo duro da Família União, principal ala de apoio do ex-presidente Wagner Pires de Sá no Conselho Deliberativo. São eles Vitório Galinari, Luiz Cláudio “Xedinho” Rocha, Hudson Barbosa de Moura, Wilmer Zaratini Mendes, entre outros.

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional