Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Presidente do Cruzeiro explica inspiração no Barcelona e planeja homenagear ex-dirigente do clube

Sérgio Rodrigues quer batizar a Toca da Raposa I com o nome do ex-presidente Felício Brandi

postado em 28/05/2020 12:57 / atualizado em 28/05/2020 14:00

(Foto: Túlio Santos/EM/D. A Press)
O presidente eleito do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, planeja homenagear Felício Brandi, que administrou o clube de 1961 a 1981. O atual dirigente quer batizar a Toca da Raposa I com o nome do histórico mandatário celeste.

"Temos um projeto aqui. Primeiro, vamos batizar a Toca I com o nome do nosso presidente Felício Brandi, que foi quem fez a doação do terreno para construção da Toca I. E vamos passar a chamar ela de centro de formação, porque não será um centro de formação só de atletas, mas de pessoas", disse Rodrigues, em live organizada pelo Futclass

Na gestão de Brandi, o Cruzeiro deixou de ser um time regional e ganhou relevância internacional. O primeiro título importante foi o Campeonato Brasileiro de 1966. Na decisão, a Raposa venceu o Santos de Pelé. Depois, o clube conquistou a sua primeira Copa Libertadores, em 1976, batendo o River Plate.

Considerado visionário, Felício Brandi foi o responsável por conduzir a construção da Toca da Raposa I, o primeiro grande centro de treinamentos do Brasil. 

Inspiração no Barcelona


Sérgio Santos Rodrigues explicou como o Barcelona pode ser referência para o Cruzeiro na formação de jovens talentos. Ele explicou o sucesso do centro de formações de La Masia, que gerou ao mundo atletas como Messi, Xavi e Iniesta.  

"Se você for em La Masia, por exemplo, você vê essa preocupação do Barcelona. Eles levam os meninos para assistir aos jogos, os meninos ficam um período sem celular para trocar ideias, eles estudam, são exigidos nisso. Precisamos criar essa cultura de formar pessoas que poderão ser bons atletas, até porque o funil é muito curto, de um time sub-20, por exemplo, são dois, três que se profissionalizam e conseguem viver do futebol. Temos que abraçar essa mudança de cultura e saber que é algo de longo prazo".

Tags: barcelona inspiração batizar cruzeiroec Toca I Felício Brandi