Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com elenco reformulado e técnico novo, Cruzeiro reinicia temporada em jogo decisivo para sequência no Mineiro

Duelo diante da URT está marcado para as 11h deste domingo, no Mineirão

postado em 25/07/2020 19:30 / atualizado em 25/07/2020 19:33

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
De presidente novo, treinador diferente e elenco reformulado, o Cruzeiro retorna aos gramados neste domingo, em compromisso diante da URT, às 11h, no Mineirão. O duelo pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro será a primeira oportunidade para o torcedor observar o esboço do time montado por Enderson Moreira. A partir do próximo mês, essa equipe terá a missão de brigar pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. 

Embora a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro seja o foco da Raposa em 2020, a disputa por uma vaga na fase final do Campeonato Mineiro também é um dos objetivos da administração de Sérgio Rodrigues, que tomou posse como novo presidente em 1º de junho. Os números mostram que essa tarefa, no entanto, não será das mais fáceis.

O Cruzeiro reinicia o Estadual na 5ª colocação, com 14 pontos. A Caldense, última equipe na zona de classificação às semifinais, ocupa o 4º lugar, com 17 pontos. Portanto, o time celeste precisa garantir a vitória neste domingo para não depender do resultado da Veterana  - que duela com o lanterna Tupynambás - e chegar na última rodada da primeira fase com chances matemáticas de avançar no torneio. 

Dentro de campo, a tendência é que o Cruzeiro tenha até oito modificações em relação ao time do último jogo pelo Estadual - derrota por 1 a 0 para o Coimbra, em 15 de março, no Independência. Daquela equipe, então comandada por Adilson Batista, só deverão entrar como titular neste domingo os volantes Ariel Cabral e Jean, além do goleiro Fábio.

Na zaga, o desfalque de última hora foi o zagueiro Leo. Ele testou positivo para a COVID-19 e acabou cortado da lista para a partida no Gigante da Pampulha. Marllon, Ramon e Arthur brigam pela vaga ao lado de Cacá. 

As laterais também terão novos donos: na direita, Raúl Cáceres, contratado ao Cerro Porteño; na esquerda, Patrick Brey, que retornou de empréstimo à Ferroviária. No meio-campo, Régis é a principal novidade. Ele vestirá a camisa 10, ainda que Enderson o enxergue mais como segundo atacante do que como o armador criativo.

Pelas pontas, a tendência é que o treinador opte pela estreia do jovem Stênio, de 17 anos, recém-promovido das categorias de base. Ele deverá atuar pela direita. Do outro lado, Angulo, mesmo com a certeza de que retornará ao Palmeiras nesta segunda-feira, poderá ser o escolhido para a equipe titular. Há também uma possibilidade de João Lucas ser escalado como lateral-esquerdo e Patrick Brey ganhar oportunidade como um extremo no esquema celeste. Marcelo Moreno comandará o setor de ataque. 

Alguns reforços deverão ser opções para o decorrer da partida. O principal deles, o meia-atacante Claudinho, ex-Ferroviária, que ganhou condições de jogo após ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por outro lado, o lateral-esquerdo Giovanni, ex-Bahia, anunciado na última quarta, não ficará à disposição de Enderson. 

Vale lembrar que o volante Jadsom e o meia Maurício, possíveis titulares na sequência da temporada, estão suspensos. A dupla levou o terceiro cartão amarelo na partida contra o Coimbra. Henrique, que retornou à Toca depois de rápida passagem pelo Fluminense, ainda busca recuperar a melhor forma física. Ele sofreu grave acidente de carro no fim do mês passado e ficou três semanas afastado dos trabalhos.

URT

Sem chances matemáticas de garantir classificação às semifinais do Estadual, a URT reinicia a temporada de olho em uma vaga no Troféu Inconfidência - torneio que será disputado pelas equipes que encerrarem a primeira fase do Mineiro entre o quinto e o oitavo lugar da tabela de classificação. O vencedor do torneio garante vaga para a Copa do Brasil de 2021.

Dentro de campo, a equipe de Patos de Minas reiniciará com muitas modificações em relação ao time do primeiro trimestre do ano. Assim como o Cruzeiro, as novidades começam no banco de reservas. Ademir Fonseca se transferiu para o Villa Nova e Johnatan Alemão assumiu seu lugar.

Do atual elenco, apenas dois jogadores participaram do último duelo da URT antes da paralisação - empate por 0 a 0 com o Tupynambás. São eles o volante Valkenedy e o atacante Kesley, ambos cotados para iniciar a partida deste domingo como titulares. 

CRUZEIRO X URT

Cruzeiro
Fábio; Raúl Cáceres, Cacá, Marllon (Arthur) e João Lucas (Patrick Brey); Jean e Ariel Cabral; Stênio, Régis e Patrick Brey (Angulo); Marcelo Moreno. Técnico: Enderson Moreira.

URT
Cris (Júnior); Mizael, Davy, Rodolfo, Jhonathan Moc; Wembley (Túlio), Valkenedy, Ian Augusto (Gabriel); Kesley (Renan Amorim), Júlio Magalhães, Willian Mococa (Mateus). Técnico: Johnatan Alemão.

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 26 de junho de 2020 (domingo), às 11h
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Magno Arantes Lira

Tags: Campeonato Mineiro Cruzeiro serieb interiormg futnacional URT