Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Enderson busca ajustes no Cruzeiro e prega cautela: 'Sem entusiasmo'

Técnico celeste disse que, aos poucos, elenco ganhará maturidade para sequência da Série B

postado em 09/08/2020 12:54 / atualizado em 09/08/2020 15:08

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

O Cruzeiro estreou com vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesse sábado, a Raposa recebeu o Botafogo-SP no Mineirão, venceu por 2 a 1 e segue em busca da recuperação dos pontos perdidos após punição da Fifa. Mesmo com a vitória, o técnico Enderson Moreira vê dificuldades na maneira como o time se portou em campo, mas acredita que o grupo ganhará maturidade ao longo da competição.

Em certos momentos da partida, o Cruzeiro buscou acelerar o jogo para criar melhores oportunidades de gol. No entanto, muitas vezes a velocidade não se converteu em efetividade, pois o time errou passes e proporcionou contra-ataques ao adversário. Para o técnico celeste, a ansiedade da estreia e o pouco ritmo justificam a irregularidade.

“Uma estreia, essa ansiedade, e aos pouquinhos a gente vai criando mais maturidade. Eu falo sempre com os atletas: quero velocidade na troca de passes, mas não quero pressa. A pressa não vai funcionar para a gente. Temos que selecionar bem e com velocidade, mas sem pressa. Acho uma questão de ajuste mesmo. Tenho muita consciência de que as coisas não vão acontecer de um momento para o outro. Por mais que tenhamos treinado durante todo esse tempo, o que baliza um trabalho são os jogos. É ali que você vai maturando a forma de jogar, o jogador vai acreditando, vai percebendo que aquilo que você fala funciona”, explicou Enderson.


Além de passar por um processo de reconstrução após o rebaixamento para a segunda divisão, a Raposa iniciou a Série B com menos seis pontos após punição da Fifa por não pagamento de uma dívida ao Al Wahda-EAU pelo empréstimo do volante Denílson, em 2016. A vitória diante do Botafogo-SP deu fôlego ao Cruzeiro, que segue em busca da recuperação no campeonato, agora com três pontos negativos.

Entretanto, Enderson Moreira prega cautela na sequência da competição, principalmente pela falta de ritmo de jogo e pela equipe estar no início de trabalho com o treinador. Para o comandante, o elenco deve encarar cada partida como se fosse a mais importante do ano para que possa deixar a zona de rebaixamento e brigar pelo título e acesso.

“É um momento que vamos ter que vencer, espero que a gente vença esse momento com bons resultados, que é muito melhor, mas sem entusiasmo. Se tivéssemos saído com um resultado adverso, sei que seria uma grande decepção, mas era a primeira rodada de 38, então temos 37 rodadas pela frente. Precisamos estar focados, vivenciar cada jogo como o mais importante, porque é o mais importante”, completou.
 

Sequência fora de casa


Depois de vencer o Botafogo-SP, o Cruzeiro terá uma sequência de dois jogos longe de Belo Horizonte. Na terça-feira, dia 11, encara o Guarani, às 20h30, no Brinco de Ouro, em Campinas. Depois, no domingo, 16, enfrenta o Figueirense, às 16h, no Orlando Scarpelli.

A Raposa é o lanterna da Série B com -3 pontos. Derrotado pelo CSA no Rei Pelé, em Maceió, na rodada de abertura, o Bugre é o 17º colocado da competição. 

Tags: serieb cruzeiroec interiormg futnacional