Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro aguarda chegada de Airton em BH para exames e assinatura de contrato

Atacante, ex-Palmeiras e Inter de Limeira, deve desembarcar nesta terça-feira

postado em 17/08/2020 10:54 / atualizado em 17/08/2020 11:37

(Foto: Reprodução/Inter de Limeira)
O atacante Airton está próximo de ser oficializado como reforço do Cruzeiro. O jogador de 21 anos chegará a Belo Horizonte nesta terça-feira para realizar exames médicos e assinar contrato com a Raposa válido até o fim de 2023. A informação foi confirmada pelo empresário do atleta, Alex Rodrigo Firmino, ao Superesportes

Revelado pelo Palmeiras, Airton defendeu a Inter de Limeira no Campeonato Paulista deste ano. Ele disputou 11 partidas no Estadual e contribuiu com duas assistências. A  equipe ficou em terceiro lugar no Grupo C, com 14 pontos em 12 rodadas, e alcançou a semifinal do Troféu do Interior, sendo eliminada pelo Guarani (2 a 1). Em 2019, o jovem participou de dois jogos na Série B pelo Oeste, ao qual esteve emprestado pelo clube alviverde.
 
Na categoria de base do Palmeiras, Airton acumulou 55 gols e 48 assistências em 147 jogos pelos times sub-15, sub-17 e sub-20. Os dados foram coletados pela empresa que gerencia a sua carreira. No seu melhor ano no Verdão, em 2019, o ponta-direita marcou 17 gols e deu 13 passes em 35 partidas.

Nesse domingo, Airton assistiu à vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Figueirense, em Santa Catarina, pela Série B, e registrou um vídeo da partida no stories do Instagram

(Foto: Reprodução/Instagram)

Aspectos técnicos, táticos e mentais 


Airton é considerado pela comissão técnica celeste como alternativa à saída de Iván Angulo, que teve retorno solicitado pelo Palmeiras. Na última quinta-feira (13), o Footure, site especializado em scouting, análise de mercado e consultoria, divulgou um estudo sobre opções para o Cruzeiro suprir a vaga deixada colombiano. E um dos nomes avaliados positivamente foi justamente o de Airton, que atua preferencialmente pelo lado direito e tem, de acordo com a publicação, estilo semelhante ao de Alisson (Grêmio) e Rafinha (Coritiba), ambos ex-jogadores da Raposa.

No aspecto mental, o Footure descreveu Airton como “atleta determinado”, já que abriu mão de um contrato com o Palmeiras para buscar minutos de jogo em um clube do interior de São Paulo, e de muita coletividade. Na parte técnica, o jogador foi considerado “bem formado nos fundamentos básicos”, de boa direção em chutes cruzados usando a força, mas com dificuldade para direcionar arremates colocados. A análise também enalteceu as corridas com bola, o cruzamento, os escanteios e as bolas paradas laterais.
 
Taticamente, o Footure ressaltou que Airton é um atleta que “prefere receber a bola no pé e partir para cima dos adversários, desequilibrando através do drible, característica de quem se posiciona bem em amplitude”. Defensivamente, conforme o site de scouting, é “comprometido e fecha bem a linha de marcação”.

Tags: cruzeiro airton serieb interiormg mercadobola