Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Perto do Cruzeiro, Ney Franco foi campeão da Série B pelo Coritiba e conduziu Goiás da lanterna até o acesso

Treinador alcançou boas participações na segunda divisão em 2010 e 2018

postado em 08/09/2020 19:05 / atualizado em 08/09/2020 21:24

(Foto: Goiás/Divulgação)
O Cruzeiro escolheu Ney Franco para substituir Enderson Moreira, demitido na manhã desta terça-feira. O treinador de 54 anos, que já trabalhou nas categorias de base do clube e foi comandante interino do profissional em 2002 e 2004, é esperado em Belo Horizonte nesta quarta-feira para assinar contrato.

Ney Franco disputou por duas vezes a segunda divisão nacional. Em ambas, obteve sucesso. Na edição de 2010, levou o Coritiba ao título, com 71 pontos em 38 rodadas - 21 vitórias, oito empates e nove derrotas. O time paranaense terminou a competição com o melhor ataque - 69 gols.

O protagonista do elenco do Coxa era Rafinha, que mais tarde viria a defender o Cruzeiro, entre 2016 e 2019. O meia marcou 11 gols em 34 jogos. O atacante Marcos Aurélio, com oito gols, e o volante Léo Gago, com sete, também se destacaram no campeonato.

No jogo da taça, o Coritiba empatou por 2 a 2 com o Icasa, em Juazeiro do Norte (CE), pela 37ª rodada, no dia 20 de novembro. A equipe foi a campo com Edson Bastos; Ângelo (Lelê), Jeci (Dudu), Cleiton e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Willian Farias, Tcheco (Geraldo) e Rafinha; Marcos Aurélio e Leonardo.

O bom trabalho no Coxa-Branca rendeu a Ney convite para dirigir a Seleção Brasileira Sub-20. Ele foi campeão tanto do Sul-Americano quanto do Mundial da categoria, em 2011, e comandou jogadores como Neymar, Oscar, Philippe Coutinho, Lucas Moura, Casemiro e Danilo

Goiás


Em 2018, Ney Franco voltou a participar da Série B, desta vez pelo Goiás. Ele assumiu no lugar de Hélio dos Anjos, dispensado na quarta rodada após somar apenas um ponto (um empate e três derrotas) e amargar a lanterna da competição.

O início pelo time esmeraldino não foi fácil. Logo de cara, derrota para o Fortaleza por 3 a 0, no Castelão. Depois, um empate chorado por 1 a 1 com o Guarani, no Serra Dourada, com gol do meia Madison aos 48 minutos do segundo tempo. Na sequência, mais um revés, para o Boa Esporte, por 2 a 1, também em Goiânia.

Na sétima rodada, o Goiás era o 19º, com dois pontos - a cinco do 16º, Juventude, e a 12 do quarto, Coritiba. Até que no clássico com o Atlético-GO, Ney Franco enfim quebrou o jejum e obteve o primeiro triunfo: virada por 3 a 1, com um gol de Felipe Gedoz e dois de Lucão.

Nos 20 jogos seguintes, o Goiás venceu 13, empatou dois e perdeu cinco. Houve um salto gigantesco na classificação: pulou de 18º, na oitava rodada (cinco pontos), para vice-líder, na 28ª (46 pontos).

Mesmo com uma campanha oscilante na reta final da Série B, o clube se manteve no G4 e subiu na quarta posição, com 60 pontos, em vantagem no número de vitórias sobre a Ponte Preta: 18 a 16.

O principal jogador do Goiás na Série B 2018 foi o atacante Lucão, que fez 16 gols em 30 partidas. Entre os artilheiros, ele só ficou abaixo do ex-cruzeirense Dagoberto, autor de 17 tentos pelo Londrina. 


Cruzeiro


Pelo Cruzeiro, o desafio de Ney Franco será parecido. A equipe ocupa neste momento o 16º lugar na Série B, com cinco pontos, e precisa de uma arrancada nas próximas rodadas para não perder de vista os quatro primeiros colocados. O Paraná, líder do campeonato, soma 17, seguido por Chapecoense, 16; Ponte Preta, 14; e Cuiabá, 14.

Na sexta-feira, às 21h30, a Raposa enfrentará o Vitória, que aparece em sexto, com 13. O time celeste está sem vencer há cinco partidas na competição (dois empates e três derrotas), sequência determinante para a saída de Enderson Moreira.

Tags: cruzeiro serieb interiormg ney franco Enderson Moreira mercadobola