Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro: Ney Franco tem aproveitamento inferior ao de Enderson Moreira na Série B

Técnico precisa de vitória sobre o Sampaio para superar o seu antecessor

postado em 06/10/2020 17:01 / atualizado em 06/10/2020 19:07

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O técnico Ney Franco, do Cruzeiro, tem aproveitamento inferior ao de Enderson Moreira em jogos pela Série B do Campeonato Brasileiro. O atual comandante dirigiu o time em cinco oportunidades na competição, enquanto o antecessor contabilizou oito partidas.

Ney Franco estreou com triunfo em cima do Vitória, por 1 a 0, em 11 de setembro, no Mineirão. Na sequência, perdeu duas partidas consecutivas, para CSA, em 19/09 (3 a 1, no estádio Rei Pelé, em Maceió) e Avaí, em 25/09 (1 a 0, no Mineirão).

No dia 30 de setembro, a vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta, em BH, renovou os ânimos dos torcedores, mas o Cruzeiro voltou a decepcionar no duelo seguinte, diante do Cuiabá, na Arena Pantanal, no Mato Grosso (revés por 1 a 0).

Assim, o aproveitamento de Ney Franco é de 40%, com duas vitórias e três derrotas. Com ele, a equipe marcou cinco gols e sofreu cinco.

Enderson Moreira, por sua vez, foi demitido em 9 de setembro, um dia após o empate com o CRB, por 1 a 1, no Mineirão, pela oitava rodada. Na ocasião, o Cruzeiro contabilizava três vitórias, dois empates e três derrotas (45,83%).

Com Enderson, a Raposa arrancou na Série B vencendo os três primeiros jogos: Botafogo-SP (2 a 1, no Mineirão), Guarani (3 a 2, no Brinco de Ouro, em Campinas) e Figueirense (1 a 0, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis).

Na quarta rodada, veio o primeiro tropeço, para a Chapecoense, por 1 a 0, em BH. No quinto jogo, o time celeste empatou por 1 a 1 com o Confiança, em Sergipe. Depois, perdeu para América, no Mineirão (2 a 1), e Brasil, em Pelotas (1 a 0) - além do empate com o CRB.

Chance de superar


Dos 11 pontos somados com Enderson, seis serviram para “abater” o prejuízo de uma punição na Fifa. O clube iniciou a segunda divisão com pontuação negativa em razão de uma dívida de 850 mil euros (R$ 5,5 milhões) com o Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, pela contratação por empréstimo do volante Denílson, em julho de 2016.

Portanto, Ney Franco terá a oportunidade de superar o índice de seu predecessor. Para isso, basta ao Cruzeiro vencer o Sampaio Corrêa nesta quinta-feira, às 18h30, no Mineirão, pela 14ª rodada. Nesse cenário, o treinador alcançaria aproveitamento de 50%.

Na melhor das hipóteses, o Cruzeiro pulará do 17º para o 13º lugar da Série B em caso de triunfo sobre o Sampaio. Ainda que a combinação de resultados dos concorrentes não seja favorável, o time alcançará ao menos o 16º posto, visto que CSA (15º) e Figueirense (16º), ambos com 13 pontos, fazem confronto direto nesta terça-feira, às 19h15, em Maceió.

Projeção


Em entrevista ao Superesportes, Ney Franco projetou campanha de quatro a seis pontos abaixo do quarto colocado da Série B no turno. Os jogos restantes são contra Sampaio Corrêa (casa), Oeste (fora), Juventude (casa), Operário (fora), Náutico (fora) e Paraná (casa).

Para o engenheiro elétrico e doutor em matemática Gilcione Nonato Costa, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e responsável pelo site Probabilidades no Futebolo G4 provavelmente será fechado por um clube que somar de 31 a 32 pontos em 19 rodadas.

Já a conta final para o acesso girará entre 61 e 62 pontos, o que obrigará o Cruzeiro a atingir média de seis pontos a cada três rodadas - 50 em 75 (15 vitórias, cinco empates e cinco derrotas).

Tags: números Cruzeiro aproveitamento serieb interiormg futnacional Ney Franco