Cruzeiro
None

CRUZEIRO

'Mestres' exaltam trajetória e 900 jogos de Fábio no Cruzeiro

No dia em que Fábio atingirá expressiva marca com a camisa do Cruzeiro, o Superesportes ouviu cinco preparadores de goleiros que o treinaram na Toca

postado em 08/10/2020 07:00 / atualizado em 08/10/2020 01:07

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Em quase duas décadas, preparadores de goleiros de diferentes estilos ajudaram Fábio a construir sua história de 900 jogos com a camisa do Cruzeiro. No dia a dia de treinos na Toca da Raposa, eles estiveram ao lado do ídolo celeste nos bons e maus momentos e foram responsáveis por passar confiança, orientar e moldar o caráter vitorioso do camisa 1. Sob sol forte ou chuva, Flávio Tênius, Oscar Rodriguez, Robertinho, Leandro Franco, Ailton Serafim, Leonardo Lopes e André Croda ainda chutaram milhares de bolas rumo à meta defendida por Fábio na missão de torná-lo um dos melhores do país. E conseguiram.

Nesta quarta-feira, dia em que Fábio atingirá a expressiva marca com a camisa do Cruzeiro, o Superesportes ouviu o que cinco desses mestres têm a dizer sobre ele.

Robertinho


Foram 10 anos bem vividos com grandes conquistas, muitas alegrias e algumas decepções que fazem parte do processo. O Fábio é uma figura humana espetacular que se dedicou o tempo todo aos trabalhos e chegou a essa marca histórica de 900 jogos pelo Cruzeiro. Dificilmente outro atleta vai atingir essa marca tão expressiva. É fruto de muita dedicação, trabalho e comprometimento.

É um cara que investiu a sua vida no futebol, no esporte e ao clube. Tenho muita coisa boa a falar do Fábio. Poderia enumerar aqui diversas coisas, e a gente passaria muito tempo o elogiando e falando bem. A verdade é que ele é um cara merecedor de tudo isso, dessa marca, dessas conquistas e de tudo que bom que aconteceu na vida dele.

(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)

Infelizmente, o Cruzeiro está passando por um momento delicado, difícil, mas eu acredito muito que se o Fábio estiver bem, será capaz de colocar o Cruzeiro de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. É um goleiro com capacidade e condições para isso. Já demonstrou isso no passado ajudando o Cruzeiro a conquistar grandes títulos. Acho que isso é uma questão que é perfeitamente possível.

Fico de longe na torcida pelo amigo, torcendo para que tudo bem, e para que no final ele usufrua de mais momentos grandiosos em sua carreira. Gostaria aqui de deixar um abraço e desejar saúde para que ele siga firme na caminhada e, no futuro, comemore o acesso à Série A que é tão sonhado pelos cruzeirenses”.

Leandro Franco



Trabalhar com o Fábio foi um dos sonhos que se realizaram na minha vida, um algo a mais no meu currículo. Eu acompanhava os jogos e pensava: ‘caramba, esse goleiro é um monstro!’. Graças a Deus, tive essa oportunidade.

As pessoas me perguntam - os preparadores de goleiros, os goleiros - ‘Leandro, como que é o Fábio?’. Eu resumo da seguinte maneira: ‘você já viu um cavalo arrancando? É mais ou menos isso. O bicho é muito bravo!’.

(Foto: Arquivo pessoal)

Parceiro, você sabe que sou seu fã, você é um monstro, um fenômeno como goleiro. Que Deus te abençoe. Parabéns pelos 900 jogos, poucos vão conseguir isso na carreira. Obrigado pela amizade. Um abraço, Fabião!”.

Flávio Tênius


Falar do Fábio para mim é uma satisfação muito grande. Tive a oportunidade de trabalhar com ele duas vezes. Em 2000, quando cheguei lá, ele já estava no Cruzeiro, tinha sido contratado para a base, eu não tive dúvidas que ele poderia ser aproveitado no profissional. Foi assim que aconteceu, a gente acreditou nele, e, a partir dali, começou essa carreira brilhante. Em seis meses, foi campeão da Copa do Brasil, não chegou a jogar, mas participou, era reserva imediato do André. Depois, foi para o Vasco e começou essa carreira.


Fui encontrá-lo depois em 2006, já era uma realidade e está lá no Cruzeiro até hoje, quebrando marcas e marcas e ganhando vários títulos. Eu não tenho dúvida nenhuma em falar que ele foi um dos melhores goleiros com quem trabalhei. Sempre que sou perguntado, nunca me esqueço dele, porque ele realmente é diferente. A carreira dele está provando isso. Fico feliz de poder ter trabalhado com ele, e só tenho a parabenizar por tudo que conseguiu no futebol brasileiro e na vida pessoal também.

Ailton Serafim


É uma honra falar de um dos maiores goleiros que o Brasil produziu em todos os tempos. Um cara que nasceu para ser goleiro, com todas as valências que um goleiro precisa: é rápido, técnico, estatura boa, potente, treina pra caramba, é líder, comanda ali atrás. Muitas vezes injustiçado, né Fábião?! Só a gente sabe o quanto o futebol não tem justiça. Mas é um cara que nunca desistiu, passou por situações difíceis na carreira, como lesões, e deu a volta por cima.

É um goleiro multicampeão, que foi evoluindo junto com a posição. Quando começou, via-se o goleiro de um jeito. Hoje é totalmente diferente, é um cara que foi se adaptando à evolução da posição.


Já são mais de mil jogos na carreira e 900 jogos por um clube. Ninguém chega a 900 jogos em um clube se não tiver alguma coisa diferente. E isso ele tem de sobra. A gente sabe que você é diferenciado, cara.

Tive a honra de trabalhar com alguns goleiros de nomes muito grandes no futebol, como o Magrão, no Sport; o Diego Cavalieri, no Fluminense; o Diego Alves, no Atlético quando surgiu; o Fernando Prass, no Ceará; o Douglas, no Bahia; o Harlei, no Goiás, onde estou.

Estive com o Harlei no Goiás quando ele atingiu a marca de mais de 830 jogos pelo clube. É uma coisa que eu tenho a te dizer, Fábio: convivemos por seis meses trabalhando junto e foi onde eu aprendi muito também. Aprendemos juntos e crescemos juntos nas dificuldades, no dia a dia de treinamento, na situação de pandemia que passamos. Mas de uma coisa eu tenho certeza: você é um dos grandes amigos que fiz no futebol. Eu tenho a honra e o orgulho e dizer que eu te treinei.

Que nesses 900 jogos que você vai fazer, que Deus continue te protegendo como protegeu, te abençoando, livrando de todos os males e das coisas ruins que vier a aparecer. Que você continue sendo esse cara fantástico. Tive orgulho de ser seu treinador de goleiro, mesmo que por período curto.

Só tenho a agradecer, que Deus te abençoe e que você continue brilhando. Um grande abraço, Fábio. Parabéns pelos 900 jogos e que venham mais 100, 200, quem sabe. Do jeito que você treina, acho que vem até mais! Parabéns, que Deus te abençoe sempre.

Leonardo Lopes


Não é à toa que o Fábio está fazendo 900 jogos. Grande profissional, espetacular ser humano, dedicado à família, ao clube, ao grupo, respeitador. Sabe, também, os limites da hierarquia, de comando. Obediente, se faz ouvido, fala quando necessário, é firme, leal, é muito verdadeiro.



Profissionalmente, como goleiro, muita potência, muita força, muita técnica, excelente posicionamento, um goleiro com características espetaculares. Mesmo com 40 anos, trabalha como se fosse um jovem, um garoto. Não reclama, está sempre dedicado a novos trabalhos e a comprar ideias que são boas.

Com bons conteúdos e bons argumentos você faz com que ele compre a ideia, e ele te ajuda nessa ideia e faz com que seu trabalho seja melhor ainda. É um grande exemplo para os garotos, para os mais velhos, para os profissionais do clube, para a torcida. É um fenômeno.

O Fábio merece esses 900 jogos. E vai fazer mais, porque treina muito, tem muita qualidade. Há muito o que evoluir ainda, pois há muitas coisas que a gente passa para ele, e ele pega rápido. Fica fácil montar trabalho e fazer as coisas para ele.

É dedicado, líder, sabe a hora de falar, sabe se expressar. É muito religioso, devoto a Deus, que dá todas as honras de suas vitórias e à sua família.

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Eu, depois de 10 anos no clube, e há dez meses no time profissional, só tenho orgulho e agradecer por trabalhar com um profissional como ele. É uma lenda do futebol. O que ele já fez dentro do campo e já pode fazer ainda já está na história.

Ele se dedica para isso, cobra muito de todos e ajuda muito todos. Ajuda os goleiros, os jogadores de linha, a comissão técnica. O Fábio é um profissional exemplar, que merece toda a glória. Parabéns a ele. Orgulhoso de estar  presente nessa vida dele dentro do profissional e dentro do futebol.

Tags: cruzeiro fábio serieb 40 anos seriea 900 jogos