Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Campeão com Felipão no Cruzeiro, Ricardinho analisa volta do treinador ao clube: 'É muito bom em alcançar metas'

Ex-meia venceu a Copa Sul-Minas de 2001 sob o comando do treinador gaúcho e pontuou diferenças do momento atual para o do começo dos anos 2000

postado em 17/10/2020 08:00 / atualizado em 17/10/2020 10:36

(Foto: Divulgação)


Luiz Felipe Scolari volta ao Cruzeiro 19 anos após concluir a primeira passagem pelo clube. Jogador importante para o técnico gaúcho no trabalho do começo deste século, o ex-volante Ricardinho destacou pontos fortes do comandante e o que pode ser mais importante no momento atual da equipe.

Campeão da Copa Sul-Minas de 2001 pelo clube, Felipão participou da caminhada vitoriosa de muitos jogadores do Cruzeiro e, em 2020, assume o time em uma condição bastante distinta da encontrada anteriormente.

Para Ricardinho, a forma de o treinador lidar com o grupo é diferencial. O ídolo celeste contextualizou o momento do time neste ano, com os maus resultados na Série B do Campeonato Brasileiro, e relembrou a capacidade de reação de Felipão.

"O Cruzeiro fez a melhor opção possível no momento. Além de ser um técnico respeitado e conceituado, a maneira que ele trabalha mexe muito com o psicológico dos jogadores. É preciso gerar confiança neles e ele vai motivá-los. É um treinador muito bom em alcançar metas e ganhar pontos", detalhou o ex-jogador, que conquistou 15 títulos pelo Cruzeiro e marcou 46 gols em 441 partidas.

Momento de instabilidade


O rebaixamento para a Série B em 2019 e uma série de más atuações em 2020 levaram o Cruzeiro a contar com quatro treinadores diferentes em uma mesma temporada. Antes de Felipão, Adilson Batista, Enderson Moreira e Ney Franco foram demitidos do clube neste ano.

Ricardinho aprovou a contratação do novo comandante, mas ponderou que as mudanças não serão imediatas.

"É preciso gerar confiança nos jogadores. Muitos deles são jovens, não têm experiência com a camisa do Cruzeiro. Não vai acontecer da noite para o dia. Os jogadores vão sentir a diferença (no trabalho com Felipão) aos poucos", ressalta Ricardinho.

(Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Extracampo no Cruzeiro


O cenário extracampo do Cruzeiro conta com páginas recentes de grande impacto. Das mudanças na presidência e na direção do clube aos problemas financeiros, a equipe celeste vive momentos de grande transformação desde 2019.

A situação, que pode afetar no desempenho da equipe, não preocupa Ricardinho em vista do trabalho com Felipão. 

"Quando a gente trabalhou junto, o Cruzeiro vivia outro momento, mas sempre soubemos que ele trabalharia para melhorar o rendimento. Ele faz tudo para melhorar dentro de campo e consegue blindar o elenco do extracampo", ressaltou.

Futuro do clube


Ricardinho também destacou o momento atual do Cruzeiro, com o que vê como necessário para que o clube retorne à elite do futebol nacional. Jogador celeste entre 1994 e 2002, além de uma segunda passagem em 2007, o ex-camisa 8 pensa em crescimento dentro do campo como primeira mostra de reação.

"É necessário fazer um planejamento. Não sei se o time vai ter força para subir (à Série A) neste ano, mas planejando bem o próximo ano, tem tudo para voltar ao que era. Precisa dar sinais de melhora, começando dentro de campo. Depois, o extracampo, com parte financeira complicada", destacou.

O ex-meio-campista ainda relembrou participação do empresário Pedro Lourenço, proprietário da rede Supermercados BH, que tem feito investimentos em algumas contratações para o clube neste ano.

"Tenho visto reportagens e o Pedrinho ajudando o Cruzeiro. Tem gente querendo ajudar. Tem que dar sinais de melhora e tudo vai acontecer, dentro e fora de campo", concluiu.

Felipão pelo Cruzeiro


Em 9 de julho de 2000, a diretoria celeste confirmou publicamente que Felipão substituiria Marco Aurélio no comando da equipe. O técnico gaúcho ficou à frente do time em 75 partidas. Foram 40 vitórias, 23 empates e 12 derrotas - um aproveitamento de 63,5% dos pontos disputados. 

O ponto alto da trajetória do treinador de 71 anos no Cruzeiro foi em 2001, com o título da Copa Sul-Minas. A equipe teve uma campanha irretocável, com direito a eliminação do rival Atlético na semifinal. A campanha invicta foi coroada com duas vitórias sobre o Coritiba na final.

Em junho daquele ano, Felipão encerrou a primeira passagem pelo Cruzeiro. O gaúcho, à época com 52 anos, aceitou o desafio de treinar a Seleção Brasileira e foi liberado pelo clube celeste. Na amarelinha, o treinador conquistou o pentacampeonato da Copa do Mundo de 2002, vencendo todos os sete jogos da competição.

Números de Felipão pelo clube


2000: 38 jogos, 18 vitórias, 13 empates e 7 derrotas (58,77% de aproveitamento)

2001: 37 jogos, 22 vitórias, 10 empates e 5 derrotas (68,47% de aproveitamento)

Tags: Felipão serieb Ricardinho interiormg futnacional