Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Embalo de rivais pode exigir do Cruzeiro aproveitamento histórico para voltar à Série A

Se vencer nesta terça, Sampaio Corrêa fará com que 4º colocado tenha 58,7% de aproveitamento; para superá-lo, Raposa depende de sequência arrasadora

postado em 16/11/2020 16:47 / atualizado em 16/11/2020 17:28

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
A sequência de sete jogos de invencibilidade anima os torcedores do Cruzeiro e reacende a esperança de voltar à Série A em 2021. Porém, o início cambaleante na Segunda Divisão faz com que a equipe celeste dependa de uma queda de desempenho de adversários para concretizar o sonho do acesso. O problema é que os times que integram atualmente integram o G4 têm apresentado números acima da média histórica, o que deve tornar a missão de Felipão e companhia ainda mais complicada.


Nesta terça-feira, o Cruzeiro não entrará em campo, mas cruzará os dedos por um tropeço do quarto colocado Sampaio Corrêa contra o Náutico. As equipes se enfrentam a partir das 18h, no Castelão, em jogo adiado da 11ª rodada.

Embalada por quatro triunfos seguidos, a equipe maranhense alcançará 37 pontos se vencer o jogo em São Luís. Mais que isso, fará subir o “sarrafo” para as equipes que, assim como a Raposa, buscam o G4.

Num hipotético cenário de vitória do Sampaio, o grupo de classificados para a Série A ficaria da seguinte forma ao fim de 21 rodadas:

Chapecoense (44 pontos, com 12 vitórias, saldo de 17 gols e aproveitamento de 69,8%)
Sampaio Corrêa (37 pontos, com 11 vitórias, saldo de pelo menos 13 gols e aproveitamento de 58,7%)
América (37 pontos, com 10 vitórias, saldo de oito gols e aproveitamento de 58,7%)
Cuiabá (37 pontos, com 10 vitórias, saldo de seis gols e aproveitamento de 58,7%)

Contas do Cruzeiro




Mas como isso influencia os planos do Cruzeiro? Apesar de ainda estar na parte inferior da classificação, o time celeste mira o acesso. Portanto, deve ficar atento ao alto aproveitamento de 58,7% do quarto colocado. Se mantidos, esse números fariam com que a última equipe do G4 somasse 67 pontos ao fim da Série B.

Nesse cenário, o Cruzeiro teria que chegar aos 68 para assegurar uma vaga na elite do futebol brasileiro na próxima temporada. Atualmente, a Raposa tem 24 pontos - precisaria, então, de mais 44 nos 51 que restam em disputa nas 17 rodadas até o término do campeonato. Para alcançar o número, a equipe celeste dependeria de um aproveitamento histórico de 86,2% nos jogos que faltam.

A esperança do Cruzeiro é que o rendimento das equipes da parte de cima da tabela caia daqui para frente. Historicamente, apenas uma vez o G4 contou com equipes com números tãos altos ao fim da Série B.

Foi em 2012, quando o quarto colocado Vitória subiu com impressionantes 71 pontos (62% de aproveitamento). Em todas as outras edições de pontos corridos com 20 clubes, não foi necessária uma pontuação tão alta para subir.

Porém, antes de fazer contas e torcer contra rivais, o Cruzeiro precisa fazer a sua parte. Na 15ª posição, a equipe se prepara para enfrentar o Figueirense, no Mineirão. A bola rola às 21h30 da próxima sexta-feira, pela 22ª segunda rodada.

Tags: cruzeiro raposa felipao serieb cruzeiroec futnacional