Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Giovanni Baroni anuncia candidatura à presidência do Conselho Deliberativo do Cruzeiro

Conselheiro nato divulgou chapa completa em suas redes sociais

postado em 18/11/2020 20:02 / atualizado em 18/11/2020 20:56

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O empresário e administrador Giovanni Baroni anunciou nesta quarta-feira que será candidato à presidência do Conselho Deliberativo do Cruzeiro. A eleição ocorrerá em formato presencial no dia 30 de novembro (segunda-feira), das 18h às 20h, no Parque Esportivo do Barro Preto, em Belo Horizonte.

Pelo Twitter, Baroni listou todos os nomes da chapa Renovação e Transparência, bem como os postulantes ao Conselho Fiscal.


O vice será o desembargador Paulo Sifuentes, adversário de Giovanni na disputa pela presidência do órgão, em 21 de maio. Na ocasião, Paulo César Pedrosa saiu vencedor com 112 votos, contra 102 e 99 dos concorrentes.

O primeiro secretário é Carlos Ferreira Rocha, responsável pelo departamento de futebol na administração do conselho gestor, entre janeiro e maio. O segundo secretário é Antônio Claret Nametala, ex-diretor de marketing do clube.

O Conselho Fiscal, por sua vez, terá como candidatos os titulares Herones Márcio, Jarbas Matias dos Reis e Robert Freitas, além dos suplentes Jairo Maia, Vicente Vieira da Silva e Rogério Serra Batista.

Depois do anúncio, Giovanni Baroni atendeu ao Superesportes e revelou detalhes da montagem do grupo. Ele explicou que as alianças vinham sendo formadas desde o resultado favorável a Paulo Pedrosa e ressaltou o currículo de cada integrante na parte de gestão e controle de contas.

“Logo depois daquela eleição de maio, eu, o Dr. Paulo Sifuentes, o Luiz Carlos, do Grupo Independente, e os quatro integrantes de cada chapa passamos a nos reunir frequentemente. E fechamos um compromisso de ficarmos unidos na eleição seguinte (...). Em vez de montar uma chapa de dez nomes, essa chapa teria que ser certa. Seria formada por advogados, administradores, economistas, contabilistas e engenheiros que tivessem uma capacidade maior de gestão e controle de contas”.

Cada nome que está aí foi indicado pela competência, e não por afinidade com alguém, embora seja um grupo que se conhece há mais tempo. Queremos ajudar o Cruzeiro num momento novo que está vivendo, no momento de reconstruir, de juntar cada pedaço que deixaram para a gente juntar e formar o Cruzeiro de novo. Esse é o objetivo mesmo”.

“Foi muito bem pensado e bem planejado montar uma chapa que não seja por indicação de amigos, e sim por capacidade técnica, que traga credibilidade à instituição. São homens ligados a setores que têm uma importância muito grande na sociedade”.

Baroni foi questionado se houve algum tipo de apoio do presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues. “Nós não trabalhamos dessa forma. O Serginho é executivo, nós somos deliberativos e fiscais. Então, nós somos independentes. Mas tenho a convicção de que o Sérgio gosta de cada nome que está presente e tem afinidade com as pessoas”.

A reportagem também conversou com Carlos Ferreira Rocha, que se mostrou confiante na eleição. “Há algum tempo estamos fazendo essas composições de nomes para formarmos uma chapa forte e mudar essa história do Cruzeiro. Acredito que foi uma chapa boa. Quem for tentar enfrentá-la, terá que ralar muito para tirar votos nossos. Não é prepotência, é uma realidade”.

O Superesportes apurou que o outro grupo será liderado pelo atual vice-presidente do Conselho Deliberativo, Nagib Geraldo Simões. Por duas vezes, tentamos, sem sucesso, conversar com o candidato. O espaço segue aberto caso ele queira detalhar a composição de seus correligionários e as perspectivas caso obtenha a vitória para o mandato com validade até o fim de 2023.

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional Conselho Deliberativo Giovanni Baroni