Cruzeiro

CRUZEIRO

Augusto Recife conclui estudos no Cruzeiro e recebe diploma do ensino médio

Aos 37 anos, volante é aprovado em exame e discursa a jovens da base

postado em 23/11/2020 12:35 / atualizado em 23/11/2020 15:03

(Foto: Rodolfo Rodrigues/Cruzeiro)
Membro da equipe que conquistou a Tríplice Coroa em 2003, o volante Augusto Recife recebeu, nesta segunda-feira, o certificado de conclusão do ensino médio. Ele completou os estudos em aulas proporcionadas pelo clube e foi aprovado no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 


“No final do ano passado, Augusto me procurou falando que ele precisava concluir o ensino médio. Então usei o projeto projeto do Encceja, onde o aluno é preparado para fazer uma prova única”, explicou.O Recife se dedicou, tivemos a oportunidade de estudar juntos. E agora ele é um projeto piloto, pois pela primeira vez a gente tem um ex-atleta do clube participando do nosso projeto. O Cruzeiro acredita em seus atletas e em seus ídolos. Ele é um exemplo para os nossos jovens de que o estudo é algo fundamental”, declarou  Alexandre Rosa, pedagogo das categorias de base do Cruzeiro. 

Revelado nas divisões de base do Cruzeiro, Augusto Recife recebeu o diploma na Toca da Raposa 1 e conversou com jovens jogadores da equipe sub-14 sobre a importância da educação.  “Eu fui muito feliz aqui no Cruzeiro, desde as categorias de base até o profissional. Na época quando a escola do clube foi inaugurada, a gente comemorou igual um título. Infelizmente, depois não tive como terminar já que subi para o profissional muito novo e ficou difícil conciliar”, explicou. 

“A gente sabe que o futebol é uma incógnita, então o atleta precisa se preocupar com o estudo, ele precisa pensar no futuro. É muito importante abrir outras áreas de emprego. Agora pretendo dar início aos estudos no curso de Educação Física. Minha aposentadoria está chegando e quero me qualificar para seguir uma nova trajetória profissional”, projetou o jogador de 37 anos. 

(Foto: Rodolfo Rodrigues)

Recife no Cruzeiro

Pernambucano de Joaquim Nabuco, Augusto Recife começou a carreira no futebol na base do Cruzeiro. Subiu ao profissional em 2001. Conquistou sete títulos com a Raposa: Supercampeonato Mineiro (2002), Copa Sul Minas (2002), Campeonato Mineiro (2003, 2004 e 2006), Copa do Brasil (2003) e Campeonato Brasileiro (2003). Ele participou de 199 jogos com a camisa celeste (191 oficiais e oito amistosos) e marcou três gols.

Augusto Recife passou por vários clubes do futebol brasileiro, incluindo Internacional e Flamengo. Em 2020, ele defendeu o Villa Nova no Campeonato Mineiro e chegou a ser homenageado pelo Cruzeiro. 
 

Tags: galeria volante Cruzeiro fotos estudo imagens porondeanda interiormg futnacional Augusto Recife