Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Veja como foi o desempenho dos reforços do Cruzeiro na temporada anterior

Clube celeste oficializou cinco contratações até o momento

postado em 16/02/2021 06:00 / atualizado em 16/02/2021 23:08

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
O Cruzeiro oficializou até o momento cinco contratações para 2021: o lateral-esquerdo Alan Ruschel, os volantes Matheus Neris e Matheus Barbosa, o meia Marcinho e o atacante Felipe Augusto. Em breve, a diretoria aumentará a lista de reforços com os anúncios de Eduardo Brock e Bruno José. Com base nos dados do aplicativo SofaScore, o Superesportes mostra abaixo os números de cada atleta na temporada 2020.



A lista começa por Alan Ruschel, de 31 anos, campeão da Série B pela Chapecoense. No SofaScore, ele obteve nota média de 7.19 em 27 partidas e foi eleito destaque de sua posição. Na parte ofensiva, contribuiu com duas assistências para gols. Na defesa, destacou-se ao acumular 58 desarmes (média de 2,1) e 48 interceptações (média de 1,77). Também foi um bom passador de bola, com índice de 80% (953 de 1.185).

Além dos 27 jogos na Série B, Ruschel fez 14 partidas no Campeonato Catarinense - do qual a Chape foi campeã - e duas na Copa do Brasil. O lateral-esquerdo se despediu do clube após 99 apresentações e três gols. Seu contrato com o Cruzeiro vai até dezembro de 2022.

Para o meio-campo, a Raposa acertou o empréstimo de Matheus Barbosa, de 26 anos, integrante do elenco do Cuiabá que subiu da Série B para a A na quarta colocação, com 61 pontos. Vinculado ao Avaí, o volante é irmão de Maylson, meia que iniciou a carreira no Grêmio, em 2007, e teve boa passagem pelo Figueirense na Série B de 2013, quando anotou 11 gols em 32 jogos.

Matheus Barbosa desfalcou o Cuiabá em parte da competição por causa de uma lesão muscular na panturrilha. Quando esteve à disposição, participou de 25 jogos na Série B (17 como titular) e marcou um gol. Na Copa do Brasil, também balançou a rede uma vez - em chute de fora da área na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, no estádio Nilton Santos, em 27 de outubro, pelo jogo de ida das oitavas de final.

A nota média de Barbosa na Série B foi de 6.85, segundo o SofaScore. O mapa de calor indica que o atleta é volante de contenção - aquele que se posiciona próximo aos zagueiros.

Contratado pelo Cruzeiro até dezembro de 2022, Matheus Neris, de 22 anos, também não costuma avançar tanto, mas conseguiu fazer gols quando pisou na área adversária a serviço do Figueirense.

Com uma bela finalização de pé esquerdo no ângulo direito do goleiro Matheus Cavichioli, Neris marcou o único gol do Figueira na derrota para o América, por 2 a 1, no Orlando Scarpelli, pela 29ª rodada da Série B. No duelo seguinte, chutou de voleio no empate por 2 a 2 diante do Guarani dirigido pelo técnico Felipe Conceição, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas.

O Figueirense de Matheus Neris caiu para a terceira divisão em 17º lugar na Série B, com 39 pontos (nove vitórias, 12 empates e 17 derrotas). Em meio ao fracasso coletivo, o volante alcançou bons números individuais: acertou 58% das bolas longas e 86% dos passes (média de 31,4) em 26 jogos na Série B (20 como titular).


Na armação, o Cruzeiro fechou com Marcinho até maio de 2022. Assim como Alan Ruschel, ele integrou a seleção da Série B no SofaScore, com pontuação média de 7.26. Pelo Sampaio Corrêa, o camisa 10 contabilizou 69 finalizações em 37 jogos e ficou em terceiro lugar no ranking, empatado com Jean Carlos, do Náutico; e abaixo de Léo Ceará, do Vitória (89), e Reis, do Confiança (93).

Com oito gols e cinco assistências, Marcinho participou de 13 dos 50 tentos do Sampaio Corrêa, que terminou a Série B em sexto, com 57 pontos. Na vitória por 2 a 1 em cima do Paraná, no dia 15 de janeiro, o meia balançou a rede em arremate por cobertura após tomar a bola de Gabriel Pires na intermediária do campo ofensivo.

No ataque, Felipe Augusto vem como nome de confiança de Felipe Conceição, responsável por indicar sua contratação ao América, em 2020. O jogador de 28 anos começou o ano como titular, porém perdeu a posição na Série B após sofrer lesão na coxa esquerda. Nesse intervalo, Felipe Azevedo emplacou sequência de boas atuações e assumiu a titularidade no Coelho.

Na Série B, Felipe Augusto foi acionado em 23 partidas, nove delas como titular, e marcou um gol - na vitória por 2 a 0 em cima do Náutico, em 9 de outubro, no Independência, pela 15ª rodada. Ele ainda contabilizou um tento na Copa do Brasil e dois no Campeonato Mineiro. Ao todo, o ponta-esquerda participou de 40 jogos na temporada.

Zagueiro e atacante


Outros dois reforços estão em vias de serem anunciados pelo Cruzeiro. O zagueiro Eduardo Brock, de 29 anos, disputou 18 jogos e marcou um gol pelo Ceará. No Campeonato Brasileiro, era uma das opções à dupla titular formada por Luiz Otávio e Tiago. O atacante Bruno José, de 22 anos, anotou seis gols e deu duas assistências em 22 partidas pelo Brasil de Pelotas na Série B.

Eduardo Brock assina contrato até maio de 2022. Já Bruno José, ex-Internacional, fechará vínculo por quatro anos. Eles só poderão ser inscritos no Boletim Informativo Diário da CBF quando o Cruzeiro encerrar uma punição na Câmara Nacional de Resoluções de Disputas (CNRD) por causa de uma dívida de R$1,3 milhão com o clube paranaense PSTC. O mesmo vale para os cinco jogadores confirmados.

O Cruzeiro fará o primeiro jogo em 2021 contra o Uberlândia, dia 28 de fevereiro (domingo), às 10h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia-MG. As equipes medem forças pela rodada de abertura do Campeonato Mineiro.

Tags: números Cruzeiro serieb interiormg futnacional mercadobola