Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Copa do Brasil: veja os possíveis adversários do Cruzeiro na primeira fase

CBF sorteia duelos da competição nacional às 15h desta terça-feira

postado em 02/03/2021 06:00 / atualizado em 02/03/2021 08:09

(Foto: Staff Images/CBF)
Maior campeão da Copa do Brasil, com seis títulos, o Cruzeiro conhece nesta terça-feira o adversário na primeira fase da edição de 2021. A CBF vai sortear os confrontos a partir das 15h, em evento transmitido ao vivo pelas redes sociais da entidade.

Garantido na competição graças ao ranking nacional de clubes, o time celeste está no pote A, ao lado de Corinthians, Bahia, Botafogo, Vasco, América, Fortaleza, Atlético-GO, Sport e Goiás. O oponente na estreia sairá do pote E (veja na galeria de fotos abaixo as equipes).



Não conseguiu visualizar as imagens? Clique aqui

De acordo com o regulamento específico, a Copa do Brasil 2021 será disputada por 92 equipes - 80 desde a primeira fase  e 12 a partir da terceira fase (oito representantes do país na Copa Libertadores, 9º colocado do Brasileirão, campeão da Série B, campeão da Copa do Nordeste e campeão da Copa Verde).

O artigo 12 determina que o duelo da primeira fase ocorra na casa do time de pior colocação no ranking da CBF. O Cruzeiro, portanto, jogará fora de Belo Horizonte, tendo a vantagem de se classificar com um empate no campo do adversário.

A segunda fase, também realizada em jogo único, será decidida nos pênaltis em caso de igualdade no tempo normal. Os clubes conhecerão os possíveis oponentes no sorteio desta terça-feira, além de saberem se atuarão dentro ou fora de casa.

Já a terceira fase terá partidas de ida e volta, com as equipes divididas conforme as suas posições no ranking da CBF (16 melhores no bloco I e as demais no bloco II).


Premiação


A CBF ainda não divulgou os valores da premiação da Copa do Brasil de 2021. Em 2020, o Cruzeiro acumulou R$3,9 milhões ao chegar até a terceira fase - passou por São Raimundo-RR e Boa Esporte e foi eliminado pelo CRB. Já o campeão embolsará R$67 milhões (no jogo de ida da final, o Palmeiras ganhou por 1 a 0 do Grêmio, em Porto Alegre)

Pelo fato de a próxima edição ter uma etapa a menos que as anteriores, a tendência é que a CBF redistribua o dinheiro, além de aplicar um reajuste. Mesmo que a briga pelo sétimo título seja difícil levando em conta o cenário de momento, a Raposa vê o torneio como salvação financeira em uma temporada de receitas escassas com a permanência na Série B.

“Todas as três competições no nosso calendário deste ano são importantes por fatores distintos. A gente tem o critério técnico que precisamos disputar o título do Mineiro como foco. A Copa do Brasil, financeiramente, é muito importante e precisa ser dada a devida atenção.  Ao mesmo tempo, a Série B, um campeonato longo que nos dá o calendário do ano que vem, para o acesso à Série A”, afirmou o diretor executivo de futebol André Mazzuco, em entrevista ao Superesportes no dia 12 de fevereiro.

Os seis troféus do Cruzeiro na Copa do Brasil foram conquistados em 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018. O clube ainda ficou com o vice em 1998 e 2014 e chegou às semifinais em 2005, 2016 e 2019.

Tags: ranking Cruzeiro CBF sorteio copadobrasil interiormg futnacional