Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro fecha parceria com fisioterapeuta acusada de charlatanismo

Poliane Cardoso chegou a oferecer a ozonioterapia como tratamento para a COVID-19 mesmo sem nenhuma comprovação científica e foi processada por isso

postado em 10/03/2021 13:16 / atualizado em 10/03/2021 17:55

(Foto: Divulgação / Cruzeiro)
O Cruzeiro anunciou nessa terça-feira uma parceria com Poliane Cardoso de Freitas, considerada a 'embaixadora' da ozonioterapia no Brasil. Apesar de ser uma referência na área, a fisioterapeuta já foi acusada de charlatanismo pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) por oferecer o procedimento no enfrentamento ao novo coronavírus.

Poliane Cardoso foi interpelada judicialmente em março de 2020. A 22ª Vara Cível Federal de São Paulo determinou que a fisioterapeuta parasse de oferecer o procedimento da ozonioterapia como tratamento para a COVID-19.

De acordo com a ação protocolada pelo Cremesp, Poliane divulgou a ozonioterapia no Facebook e Instagram como "uma arma poderosa para combater o surto de coronavírus". Para o órgão de medicina, a prática se resume a "puro charlatanismo".

Na decisão, o juiz José Henrique Prescendo disse que Poliane Cardoso foi irresponsável e não seguiu a ética profissional.

“Entendo que a divulgação pela ré de qualquer método de tratamento não reconhecido cientificamente para o vírus em questão, em especial a ozonioterapia, se mostra como um ato irresponsável, uma vez que, em razão da ausência de qualquer comprovação científica da efetividade do tratamento até o presente momento, pode prejudicar inúmeras pessoas, que atualmente se encontram em uma situação de vulnerabilidade e fragilidade diante da pandemia”

“A divulgação nas redes sociais do tratamento de ozônio para combater a pandemia do coronavírus contraria os padrões de ética profissional”

(Foto: Divulgação / Instagram)

O único tratamento reconhecido cientificamente contra o novo coronavírus é a vacina. No Brasil, 268.370 pessoas morreram em decorrência da doença até esta terça-feira.

Posicionamento de Poliane Cardoso


Em nota, a defesa de Poliane Cardoso explicou que a demanda judicial se deve por uma publicação nas redes sociais que foi prontamente retirada “a partir do momento que obteve interpretações que poderiam não atingir o real intento do seu conteúdo”. A fisioterapeuta ressaltou ainda que a ozonioterapia é um tratamento associativo e enviou um manifesto de solidariedade aos  profissionais de saúde e às famílias dos vitimados pela pandemia.

A Drª Poliane Cardoso, como profissional de grande renome no Brasil pelo exercício da ozonioterapia para diversos benefícios médicos aos seus pacientes, vem por meio desta esclarecer que não é demandada pelo Ministério Público por nenhuma prática de ilícito criminoso, razão pela qual não é representada em nenhuma instância do Poder Judiciário pelo crime de charlatanismo.

Em verdade, a Drª Poliane Cardoso realizou uma postagem da qual resolveu prontamente por efetuar a retirada de suas redes sociais sem a necessidade de qualquer provimento jurisdicional, a partir do momento que obteve interpretações que poderiam não atingir o real intento do seu conteúdo.

Quanto à demanda judicial suscitada por alguns meios de comunicação, se trata tão somente de uma Ação de Obrigação de Não Fazer, objeto de Tutela Provisória concedida para a retirada da referida postagem, o que já havia sido providenciado deliberadamente pela Drª Poliane Cardoso. O processo está em fase de dilação probatória e ainda nem houve sentença.

Por fim, a Drª Poliane Cardoso ressalta que a Ozonioterapia é tratamento associativo e técnica amparada pela Portaria 702/2019 do Ministério da Saúde e, ao mesmo tempo, aproveita o ensejo para reiterar um manifesto de solidariedade a todos os profissionais de saúde e às famílias dos vitimados pela pandemia.

Resposta do Cruzeiro


Já o Cruzeiro preferiu não entrar no mérito da acusação de charlatanismo feita pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo contra Poliane. À reportagem, o clube destacou que a parceria foi avaliada de maneira positiva pelo departamento médico no tratamento de lesões e problemas crônicos.

O Cruzeiro fechou uma parceria para possibilitar a utilização da Ozonioterapia, que foi positivamente avaliada pelo Departamento Médico do Clube. A terapia será utilizada, por exemplo, para o tratamento de lesões como tendinopatias e na performance dos atletas, com a ozonização do sangue, contando com piscinas ozonizadas para o aumento da disponibilidade do oxigênio. O tratamento será utilizado pelo Cruzeiro de acordo com as diretrizes e regulamentações acerca do produto.

A Ozonioterapia está inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS, pela Portaria n° 702/2018 do Ministério da Saúde. Estas práticas abrangem tanto os sistemas médicos complexos como os recursos terapêuticos, chamados de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como a homeopatia, a acupuntura e outras.

Ao site oficial da Raposa, o chefe do departamento médico, Daniel Baumfeld, explicou como será aplicada a ozonioterapia. “Nossa ideia é utilizar no tratamento de dores locais em lesões como tendinopatias e em outras que tenham uma biologia ruim para cicatrização. Queremos também ter uma melhora na performance dos atletas com a ozonização do sangue e contar com piscinas ozonizadas para o aumento da disponibilidade do oxigênio”.

Revelado no Cruzeiro e com passagens por São Paulo, Atlético, Villarreal, Barcelona, Chelsea e Fluminense, o ex-lateral-direito Belletti fez uso do método com Poliane Cardoso para tratar os problemas físicos que o obrigaram a encerrar a carreira nos gramados, em 2011. Segundo o auxiliar técnico celeste, as três aplicações nos tendões o ajudaram de maneira significativa no alívio das dores.

“A primeira vez que eu soube da ozonioterapia foi com o Cristiano Ronaldo. A partir de então passei a estudar um pouco mais sobre os benefícios relacionados ao esporte de alto rendimento. Me aposentei por problemas no tendão de aquiles e fiz tudo o que podia para me recuperar da lesão, mas não tive bons resultados. E foi aí que tentei a ozonioterapia, com o método sendo injetado diretamente nos tendões, e tive uma melhora significativa nas dores. Fiz apenas três aplicações, mas conquistei um ganho significativo muito importante”.