Cruzeiro
None

CRUZEIRO

'Plano A', Alexandre Mattos não assumirá diretoria de futebol do Cruzeiro

Time celeste busca substituto para André Mazzuco, que acertou com Santos

postado em 28/05/2021 16:01 / atualizado em 28/05/2021 17:01

(Foto: Reprodução/Instagram)
Ainda não será desta vez que Alexandre Mattos retornará ao Cruzeiro. Conforme apurou o Superesportes, o executivo já decidiu não assumir o futebol do clube neste momento no lugar de André Mazzuco.

Com a estreia do time na Série B marcada já para este sábado, contra o Confiança, ele entende que não terá como implantar o seu trabalho da forma adequada, com planejamento feito com antecedência. Pontos como a necessidade urgente de reforços, comissão técnica já montada e 12 contratações realizadas pelo antecessor pesaram na decisão.

Se o projeto tivesse sido apresentado em janeiro, quando Mattos já estava livre no mercado após a passagem pelo Atlético, talvez o desfecho teria sido outro, avaliaram fontes ouvidas pela reportagem. Na época, porém, o Cruzeiro optou por Mazzuco, que agora aceitou oferta do Santos

Bicampeão brasileiro pelo clube em 2013 e 2014, Mattos também não foi convencido de que poderia tomar decisões que julga necessárias na Toca II. Ainda há um receio em relação às dívidas na Fifa. O profissional sabe que o Cruzeiro corre o risco de sofrer novo transfer ban e ficar impedido de registrar eventuais reforços.

Outro fator que pesou foram as relações estremecidas do Cruzeiro com importantes nomes do mercado da bola. Três grandes agentes, que costuraram boas relações com Mattos ao longo dos últimos anos, já disseram à reportagem que veem poucas chances de realizar negócios com o clube neste momento. 

Mais cedo, o Cruzeiro confirmou que negociava com Alexandre Mattos. O clube ainda não se posicionou oficialmente sobre a negativa do executivo, que não respondeu aos contatos feitos pela reportagem. 

O preferido


Enquete com mais de 13 mil votos, realizada pelo Superesportes, apontou que Alexandre Mattos era o favorito absoluto da torcida para assumir o departamento de futebol. Até a publicação desta reportagem, o executivo tem 63% dos votos. Ele é seguido por Tinga (16%) e Klauss Câmara (8%), ambos também com passagens vitoriosas pela Toca da Raposa II.

Alexandre Mattos marcou seu nome na história do Cruzeiro no início da última década. Ele chegou à Toca II em 2012 e, ao lado do técnico Marcelo Oliveira, montou o elenco que conquistou o bicampeonato brasileiro, em 2013 e 2014, e o Mineiro de 2014.

Em 2015, Mattos deixou o Cruzeiro e acertou com o Palmeiras. Em São Paulo, foi campeão da Copa do Brasil (2015) e bicampeão brasileiro (2016 e 2018). O executivo retornou ao Cruzeiro no início de 2020, por convite do então vice-presidente de futebol, Pedro Lourenço, mas sua passagem durou apenas quatro dias. 

Na época, o dirigente negociava com o Reading, da Inglaterra. Em função do agravamento da pandemia, Alexandre acabou não acertando a mudança para o velho continente. Seu último trabalho foi no Atlético, entre março de 2020 e janeiro de 2021. Pelo alvinegro, o executivo levantou o troféu do Estadual de 2020.

Tags: serieb interiormg futnacional Alexandre Mattos mercadobola