2

Cruzeiro fecha janela de transferências com oito reforços e oito saídas

Janela de transferências do futebol brasileiro se encerrou nessa segunda-feira (15/8); Cruzeiro se movimentou até o último instante

16/08/2022 05:00 / atualizado em 16/08/2022 00:22
compartilhe
Cruzeiro contratou oito jogadores na janela de transferência do meio do ano
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Cruzeiro contratou oito jogadores na janela de transferência do meio do ano

A janela de transferências do futebol brasileiro se encerrou nessa segunda-feira (15/8), e o Cruzeiro esteve ativo no mercado até o último instante para se reforçar para a sequência da temporada. Com oito chegadas e oito saídas, a Raposa fechou o elenco que vai tentar confirmar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro após três anos na Série B. 

O Cruzeiro fechou a janela de transferências com os seguintes reforços: o zagueiro Luís Felipe; o lateral-direito Wesley Gasolina; o lateral-esquerdo Marquinhos Cipriano; o volante Pablo Siles; o meia-atacante Chay; e os atacantes Bruno Rodrigues, Lincoln e Juan Christian. O atacante Stênio retornou de empréstimo do Torino, da Itália. 

A Raposa também tentou a contratação de Fernando Henrique, que pertence ao Grêmio. Porém, depois de acertar verbalmente com o volante, o Cruzeiro viu o clube gaúcho recuar sobre o empréstimo do jogador de 21 anos. 

Entre os novos reforços, apenas Bruno Rodrigues e Chay chegaram com status de titular. O técnico Paulo Pezzolano escalou o ponta-esquerda em cinco jogos consecutivos desde que ele foi regularizado no BID, da CBF. Já o meio-campista foi reserva no primeiro jogo, mas logo conquistou a preferência do treinador. 
 

Contratações confirmadas do Cruzeiro em 2022


 
Pablo Siles também recebeu oportunidades como titular logo após sua chegada ao Cruzeiro (contra Bahia e Brusque), mas perdeu a disputa para o volante Filipe Machado. No entanto, o jogador uruguaio vem sendo frequentemente acionado por Pezzolano durante os jogos.  

Já o zagueiro Luís Felipe só entrou em campo em uma ocasião até o momento. Ele foi titular no empate do Cruzeiro por 1 a 1 com o CSA, no estádio Rei Pelé, em Maceió-AL, pela 19ª rodada da Série B. Desde então, não foi utilizado pelo comandante uruguaio. 

Os laterais Wesley Gasolina e Marquinhos Cipriano foram relacionados pela primeira vez no último compromisso da Raposa pela Segunda Divisão. No empate por 1 a 1 com a Chapecoense, no sábado (13/8), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 24ª rodada, apenas Gasolina foi acionado. Cipriano ainda aguarda para fazer sua estreia. 

Lincoln e Juan Christian tiveram seus nomes publicados no BID nessa segunda-feira (15/8), mas apenas o centroavante ex-Flamengo reúne condições de jogo para enfrentar o Grêmio, no próximo domingo (21), às 16h, na Arena, em Porto Alegre-RS. 

Juan chegou ao Cruzeiro no início de julho para tratar de uma lesão no púbis e fazer transição física. Por isso, o jogador de 21 anos só foi anunciado nessa segunda. O clube mineiro também informou que ele está recuperado e iniciará os treinamentos com o restante da equipe nesta semana. 

Reformulação no elenco


Além dos oito reforços, a Raposa aproveitou o momento para reformular o elenco e acertou a saída de oito atletas: o goleiro Gabriel Brazão; os zagueiros Matheus Silva e Paulo; os laterais-esquerdos Matheus Pereira e Rafael Santos; o volante Adriano; o meia Marco Antônio; e o atacante Vitor Leque. 

O Cruzeiro também tentou encerrar o vínculo com Waguininho, que está fora dos planos do time celeste para o restante da temporada, mas o atacante não quis deixar a Toca da Raposa II. Conforme apurou o Superesportes, as partes ainda tentam rescindir o contrato, mas as negociações estão emperradas. 

Assim, com o atual elenco fechado, o Cruzeiro tem mais 14 partidas até o fim da temporada para confirmar o título da Série B e, consequentemente, o acesso à Primeira Divisão. A Raposa lidera, com 53 pontos - dez a mais que o vice-líder Bahia e 19 à frente do Londrina, primeiro time fora do G4. 

Quem chegou e quem saiu? 


Chegadas ao Cruzeiro


  • Luís Felipe (zagueiro): defensor estava no PSV e acertou contrato até dezembro de 2024;

  • Marquinhos Cipriano (lateral-esquerdo): pertence ao Shakhtar Donetsk e foi emprestado até julho de 2023;

  • Wesley Gasolina (lateral-direito): estava na Juventus e assinou contrato até dezembro de 2024;

  • Pablo Siles (volante): pertence ao Athletico-PR e foi emprestado até dezembro de 2022;

  • Chay (meia-atacante): pertence ao Botafogo e foi emprestado até dezembro de 2022;

  • Bruno Rodrigues (atacante): pertence ao Tombense e foi emprestado até dezembro de 2023;

  • Lincoln (atacante): pertence ao Vissel Kobe e foi emprestado até dezembro de 2023;

  • Juan Christian (atacante): pertence ao Azuriz e foi emprestado até dezembro de 2023.

Saídas

 
  • Gabriel Brazão (goleiro): estava emprestado pela Inter de Milão-ITA, mas se lesionou duas vezes no Cruzeiro; clube italiano pediu seu retorno;

  • Paulo (zagueiro): rescindiu com Cruzeiro e acertou por quatro anos com o Santa Clara, de Portugal;

  • Mateus Silva (zagueiro): foi emprestado à Ponte Preta até dezembro de 2022;

  • Rafael Santos (lateral-esquerdo): foi emprestado ao Coritiba até dezembro de 2022;

  • Matheus Pereira (lateral-esquerdo): acertou contrato com o Vizela, de Portugal; Cruzeiro manteve percentual de venda futura;
     
  • Adriano (volante): rescindiu com Cruzeiro e acertou por cinco anos com o Santa Clara, de Portugal;

  • Marco Antônio (meia): rescindiu com Cruzeiro e acertou com Goiás;
     
  • Vitor Leque (atacante): foi emprestado ao Juventude até dezembro de 2022.

Compartilhe