
O time inglês saiu na frente com Kun Aguero logo aos 19 segundos. Após uma saída errada de seu compatriota Otamendi, o atacante recebeu de Yaya Touré na área e bateu cruzado para fazer o gol mais rápido desta edição da Liga Europa até agora. Aos 16 minutos, o brasileiro Helton manteve o Porto no páreo com uma boa defesa em mano a mano contra Yaya Touré.
Logo no lance seguinte, aos 17 minutos, foi a vez de Joe Hart fazer uma defesa importante, quando impediu o português Varela de empatar a partida após entrar sozinho na área dos mandantes. Aos 28 minutos Aguero quase dobrou seu número de gols na partida com um golaço. Helton saiu da área para tentar interceptar um lançamento de Silva para o argentino e foi cortado pelo atacante, que bateu por cobertura de fora da área, mas a bola bateu no travessão. O Porto teve maior posse de bola pelo resto do primeiro tempo, mas não conseguiu empatar o jogo.
Aguero chegou perto de repetir o feito do primeiro tempo e fazer um gol logo no início do segundo, quando, aos dois minutos, foi lançado por Silva na área e bateu cruzado, mas a bola foi mandada para escanteio. O brasileiro Hulk chegou a balançar as redes aos 11 minutos, mas o tento foi anulado por posição irregular do atacante, que desviou a bola para o gol livre ao lado da linha.
Aos 21 minutos Dzeko matou o jogo. Aguero fez bela jogada, arrancando na diagonal pela esquerda e dando passe em profundidade para o atacante bósnio, que completou de primeira. O próprio lance levou a expulsão do zagueiro Rolando, que fez falta no argentino na construção da jogada, tornando a tarefa do Porto quase impossível: o time precisava de quatro gols em 20 minutos com uma a menos em campo. Aos 34 minutos, saiu o destaque do City até então e entrou o jogador que comandaria o time pelo resto da partida: Pizarro entrou no lugar de Aguero.
O chileno precisou de apenas quatro minutos em campo para fazer um bom cruzamento para Silva, que precisou apenas completar para o gol para deixar o placar em 3 a 0. Dois minutos depois Pizarro deixou o dele e transformou em goleada, tabelando meio sem querer com Dzeko e completando livre na área.
Além de tentar compensar a torcida pela eliminação na Liga dos Campeões tentando o título da Liga Europa, o Manchester City está forte na briga pelo título inglês, figurando na primeira colocação com dois pontos a mais que o Manchester United. Já o Porto, atual campeão da Liga Europa, está em segundo lugar do campeonato nacional, dois pontos atrás do rival Benfica.