
No fim da última semana, Lúcio se desligou amigavelmente da Internazionale, clube que defendeu por três anos. O melhor momento do jogador foi logo na primeira temporada, quando a Inter venceu por 2 a 0 o Bayern de Munique na decisão da Liga dos Campeões, em Madri. O título, em 2010, foi o terceiro do time italiano na competição. O ano ficou marcado pela conquista da tríplice coroa dos comandados de José Mourinho, que além da competição europeia, levaram o Campeonato Italiano e a Copa da Itália.
Lúcio surgiu para o futebol no Internacional, clube que defendeu entre 1998 e 2000. O primeiro time do exterior do zagueiro foi o alemão Bayer Leverkusen,onde se tornou ídolo da torcida. Em 2004, o defensor se transferiu para o Bayern de Munique e disputou quatro temporadas pelo clube bávaro.
Na Seleção Brasileira, o jogador de 34 anos teve uma carreira vitoriosa. Foram três Copas do Mundo (2002, 2006 e 2010), participando da campanha do Penta. A última competição oficial disputada por Lúcio com a camisa canarinho foi a Copa América do ano passado.