Futebol Internacional
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Marco Polo del Nero terá de decidir sobre Seleção Brasileira Olímpica até quarta-feira

Copa América Centenário era a última oportunidade para Dunga convencer

postado em 14/06/2016 14:57 / atualizado em 14/06/2016 16:38

Jim Rogash/Getty Images/AFP
Com a demissão de Dunga, a preocupação imediata da CBF, até por questão de prazo, é com a Seleção Olímpica. Os Jogos do Rio estão batendo à porta, a equipe estreia em 4 de agosto e o plano de preparação já foi traçado. Os 18 convocados se reúnem no dia 18 de julho na Granja Comary, em Teresópolis, para um período de treinamento. No final do mês, a seleção vai para Goiânia, faz amistoso contra o Japão e depois se desloca para Brasília, local das duas primeiras partidas.

Mas quem será o treinador da Seleção Brasileira Olímpica? Del Nero já decidiu que não quer que seja o mesmo da seleção principal. Até então, Dunga exercia essas duas funções, embora na prática quem treinasse o time olímpico era Rogério Micale. Dunga interferia nas convocações, dava instruções sobre o que deve ser feito nos treinos e jogos, mas quem ficava com os jogadores era Micale.

O problema é que a CBF tem prazo até esta quarta-feira para enviar ao Comitê Olímpico Internacional uma relação com 35 jogadores - da qual sairão os 18 convocados para os Jogos e 4 eventuais substitutos - e 12 integrantes da comissão técnica, treinador e auxiliar incluídos, evidentemente. E, pelo que a CBF recebeu de informação, uma vez definido o membro da comissão técnica, ele não pode ser substituído.

Assim, Micale poderia assumir a Seleção Brasileira Olímpica de forma oficial.



Seleção Brasileira

Aí vem o problema da equipe principal. O Brasil tem mais seis jogos este ano pelas Eliminatórias, a começar por setembro - dia 2 contra o Equador, em Quito, e dia 6 contra a Colômbia, em Manaus. Del Nero exige que a seleção feche 2015 pelo menos na zona de classificação direta para a Copa de 2018, na Rússia, ou seja até o quarto lugar.

Como a convocação, até por envolver atletas que atuam fora do País, precisa ser feita com semanas de antecedência, o tempo para resolver quem será o novo treinador é curto. Ainda assim é confortável, desde que a definição ocorra no máximo até o início de julho.

O escolhido, dessa maneira, teria tempo de montar sua comissão técnica, passar a despachar diretamente na sede da CBF - como exige Del Nero - e teria pelo menos cinco semanas até fazer, no início de agosto, sua primeira convocação.

Tags: selefut copaamerica dunga rio2016 brasil cbf del nero