Futebol Internacional
None

ELIMINATÓRIAS

Bélgica vence Grécia e é o sexto país garantido na Copa do Mundo da Rússia

Belgas vencem fora de casa e se classificam com duas rodadas de antecedência

postado em 03/09/2017 18:37 / atualizado em 03/09/2017 19:00

AFP

A Bélgica, com sua talentosa geração de jogadores, estará na Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia. Neste domingo, a seleção belga se tornou a sexta a se garantir no Mundial - as outras são Brasil, Irã, Japão e México, além do país-sede - ao derrotar a Grécia por 2 a 1, em Atenas, pela oitava rodada das Eliminatórias Europeias, e assim não perder mais a liderança do Grupo H.

Com 22 pontos, a Bélgica está agora oito na frente da Bósnia-Herzegovina e faltam apenas mais duas rodadas para o final do qualificatório europeu - nele avançam direto os primeiros colocados de cada um dos nove grupos e os oito melhores segundos colocados disputarão uma repescagem. Esta será a 13.ª participação dos belgas em 20 edições da Copa - a melhor colocação foi o quarto lugar em 1986, no México.

Em campo, a Bélgica não sentiu a pressão exercida pela fanática torcida da Grécia em Atenas. Soube controlar o jogo na maior parte do tempo e fez os gols na hora certa. No segundo tempo, aos 25 minutos,

Jan Vertonghen abriu o placar em um chute de fora da área. Os gregos empataram pouco tempo depois com Zeca, aos 28, mas aí apareceu a estrela do centroavante Romelu Lukaku, que definiu a vitória e a classificação belga com um gol de cabeça aos 29.

O resultado foi desastroso para a Grécia, que perdeu também a segunda colocação da chave para a Bósnia-Herzegovina. Com 13 pontos, os gregos estão agora um atrás dos bósnios, que neste domingo enfrentaram a fraca seleção de Gibraltar e golearam, mesmo fora de casa, por 4 a 0. O centroavante Edi Dzeko, da Roma, marcou duas vezes.

Nas duas últimas rodadas, em outubro, a Bósnia-Herzegovina terá a missão de encarar a Bélgica, em casa, e a Estônia como visitante para se garantir na segunda posição. A Grécia jogará contra Chipre, fora, e Gibraltar como mandante.

Tags: copa do mundo belgica selefut eliminatorias