Futebol Internacional
None

FIFA

Entenda como deve ser o novo formato do Mundial de Clubes da Fifa

Competição seria realizada de quatro em quatro anos

postado em 29/11/2017 12:22 / atualizado em 29/11/2017 12:31

AFP

A Fifa já trabalha com um novo formato do Mundial de Clubes, que seria disputado de quatro em quatro anos. Segundo jornais europeus, a primeira edição deve ser realizada em 2021. Ao todo, o torneio contaria com 24 clubes, sendo 12 da Europa, cinco da América do Sul, dois da África, dois da Ásia, dois da América Central e do Norte e um da Oceania.

Os critérios ainda não foram definidos, mas o jornal Marca divulgou uma série de possíveis requisitos para a seleção. Na América do Sul, entrariam os quatro últimos campeões da Copa Libertadores e o clube líder do ranking da Conmebol.

Na Europa, estariam classificados os oito últimos finalistas da Liga dos Campeões  (os campeões e os segundos colocados) e quatro com os maiores coeficientes da Uefa. Nos outros continentes, há uma dúvida em relação aos representantes, já que campeões continentais de anos anteriores podem ficar de fora, uma vez que poucas vagas seriam cedidas.

O torneio será dividido em oito grupos com três equipes. Os melhores de cada chave passarão para as quartas de final. Os clubes finalistas farão cinco jogos. O torneio deve ocorrer em 20 dias, no país sede da Copa do Mundo. Seria um teste para substituir a Copa das Confederações, que será extinta.

Tags: atleticomg americamg cruzeiroec mundial