Futebol Internacional
None

COPA LIBERTADORES

Copa Libertadores 2019 já tem 39 clubes classificados; veja quem está dentro

No Brasil, Atlético e Atlético-PR disputam a última vaga disponível

postado em 28/11/2018 08:00 / atualizado em 29/11/2018 10:48

Reprodução e Flickr oficiais dos clubes


Enquanto Boca Juniors e River Plate aguardam decisão da Conmebol sobre a realização do segundo jogo da final da Copa Libertadores de 2018, a edição de 2019 já tem 39 clubes classificados. O Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, é um dos assegurados na fase de grupos. O Atlético, por sua vez, tenta se manter em sexto no Campeonato Brasileiro para ir à segunda fase preliminar. Veja na galeria de fotos a situação de cada equipe confirmada.


Não conseguiu ver a galeria? Clique aqui

Vagas abertas
 
A Libertadores de 2019 ainda tem oito vagas a serem preenchidas. Saiba como está o cenário de cada uma:
 
Copa Libertadores (fase de grupos) - 1 vaga
 
Se o Boca Juniors for campeão da Copa Libertadores de 2018, o G5 do Campeonato Argentino 2017/2018 virará G6, puxando o Independiente (6º) para a segunda fase e o Talleres (5º) para a etapa de grupos em 2019.

Nesta quarta-feira, o River Plate, que poderia garantir vaga na próxima Libertadores, se passasse pelo Gimnasia y Esgrima na semifinal da Copa Argentina, acabou eliminado. Em jogo único, no Estádio José María Minella, em La Plata, o atual finalista da Libertadores foi derrotado por 5 a 4, na disputa por pênaltis, depois de empate por 2 a 2 no tempo normal. O outro time na decisão do torneio eliminatório do país é o Rosario Central. Agora o River só se classificará para a edição de 2019 da Libertadores se ganhar em 2018, já que terminou o Argentino 2017/2018 em oitavo lugar.

Copa Sul-Americana (fase de grupos) - 1 vaga

A Copa Sul-Americana tem quatro postulantes ao título. Na semifinal entre brasileiros, o Atlético-PR venceu o Fluminense por 2 a 0 na partida de ida, na Arena da Baixada, em Curitiba. O duelo de volta será nesta quarta-feira, às 21h45, no Maracanã.

No outro mata-mata, disputado por colombianos, o Junior bateu o Santa Fe por 2 a 0, em Bogotá, e está em grande vantagem para o segundo jogo, nesta quinta, às 22h45 (de Brasília), em Barranquilla.
 
Um detalhe importante: se o Junior vencer a Copa Sul-Americana, o Once Caldas surgiria como quinto representante do futebol colombiano na Libertadores de 2019 graças à sua pontuação geral nos torneios Apertura e Clausura. Assim, o clube campeão da edição de 2004 entraria na segunda fase.
 
Brasil (segunda fase) - 1 vaga
 
O Atlético precisa de uma simples vitória sobre o Botafogo, às 19h de sábado, no Independência, para garantir a sexta colocação no Brasileiro e a consequente presença na segunda fase da Libertadores 2019. Se empatar ou perder, o Atlético-PR não poderá vencer o Flamengo no mesmo dia e horário, no Maracanã.
 
Caso o Galo perca o sexto lugar para o Atlético-PR, terá de torcer pelo título do clube paranaense na Sul-Americana, de modo que o G6 do Brasileiro vire G7.
 
Paraguai (primeira fase) - 1 vaga
 
Nacional e Sol de América são os clubes do futebol paraguaio que postulam a quarta vaga do país na Libertadores 2019. Quem ficar à frente na classificação entrará na primeira fase.
 
Argentina (fase de grupos) - 1 vaga
 
O Rosario Central é finalista da Copa Argentina e enfrentará o Gimnasia de La Plata, que bateu o River Plate na semifinal.

Quem conquistar o título terá vaga na fase de grupos da Libertadores de 2019.

Equador (primeira fase) - 1 vaga
 
A disputa pela quarta colocação do Campeonato Equatoriano segue aberta. A três rodadas para o encerramento do returno, três clubes estão empatados na pontuação acumulada: Universidad Católica, Delfín e Independiente del Valle (todos somam 62). Quem levar a melhor jogará a primeira fase da Libertadores 2019.

Bolívia (fase de grupos/segunda fase) - 2 vagas
 
San José, Bolívar e Royal Pari FC são os três primeiros colocados no Torneio Clausura da Bolívia. O campeão entrará na fase de grupos da Libertadores 2019, enquanto o vice jogará a partir da segunda fase. Vale ressaltar que Jorge Wilstermann e The Strongest, ambos classificados ao certame continental por meio do Torneio Apertura (campeão e vice), também têm chances de título no “returno”.

Tags: países classificados libertadores2018 seriea saopaulosp gremiors internacionalrs flamengorj palmeirassp atleticopr atleticomg cruzeiroec