Futebol Internacional
None

MUNDIAL DE CLUBES

Fifa anuncia mudanças no formato de disputa do Mundial de Clubes

Competição será disputada a cada quatro anos e contará com 24 clubes

postado em 15/03/2019 14:06 / atualizado em 15/03/2019 14:08

<i>(Foto: AFP / Giuseppe CACACE )</i>
O Mundial de Clubes adotará um novo formato a partir de 2021. De acordo com Gianni Infantino, presidente da Fifa, em reunião realizada em Miami nesta sexta-feira, o torneio passará a ser disputado a cada quatro anos e contará com 24 clubes. Além disso, a competição substituirá a Copa das Confederações, que é disputada no mesmo formato, mas entre seleções.

"Houve muitas discussões construtivas, com o presidente da Uefa. Estamos avançando nesse assunto. Temos a responsabilidade de tomar decisões, e tomamos a decisão, e nas próximas semanas essas discussões vão dar frutos. Hoje há clubes que representam mais do que uma cidade, um país. Há clubes que são internacionais, têm fãs por todos os lados. Será importante para eles tentar ser campeões mundiais", disse Giannis.  

A América do Sul herdará seis vagas para a disputa do Mundial de Clubes. As outras serão preenchidas por Uefa (8), Ásia (3), África (3), Concacaf (3) e Oceania (1). 

Europeus prometem boicotar Mundial em caso de expansão
A Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês) afirmou que nenhum dos times que representa vai participar do Mundial de Clubes de 2021, caso a proposta de expansão do torneio para 24 equipes seja aprovada pelo Conselho da Fifa. 

A ECA expressou suas preocupações esta semana em uma carta enviada ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, que defende alteração do torneio, hoje disputado anualmente em dezembro por sete times, com a expansão para se tornar quadrienal, sendo realizada uma edição piloto em junho e julho de 2021.  
 

Tags: futinternacional mundial fifa