Futebol Internacional

COPA LIBERTADORES

Conmebol transfere final da Libertadores, entre Flamengo e River Plate, para Lima, no Peru

Decisão do dia 23 de novembro será no estádio Monumental, do Universitario

postado em 05/11/2019 19:48 / atualizado em 05/11/2019 20:19


<i>(Foto: AP Photo)</i>
A Conmebol anunciou, nesta terça-feira, depois de reunião na sede da entidade, em Assunção, no Paraguai, que a decisão da Copa Libertadores teve o local alterado do Estádio Nacional de Santiago, no Chile, para o Estádio Monumental em Lima, no Peru. A data está mantida para o dia 23 de novembro. A decisão foi tomada em reunião com a presença de dirigentes de Flamengo e River Plate, que disputarão o título em jogo único. A alteração ocorreu em decorrência do momento delicado no Chile, marcado por manifestações violentas da população e a crise política no país andino.

A decisão foi sacramentada nesta terça-feira, em encontro que teve as presenças dos presidentes Rodolfo Landim, do Flamengo, Rodolfo D’Onofrio, do River Plate, Rogério Caboclo, da CBF, e Claudio Tapia, da AFA, estiveram presentes.

“A escolha do novo palco se apoia no oferecimento do governo do Peru, nas garantias de segurança. A decisão foi um consenso com os presidentes de Flamengo e River Plate, das confederações da Argentina, Brasil e Chile, e dessa forma se manteve a política de realizar as finais únicas em diferentes países”, diz a nota da Conmebol.



A princípio, o jogo estava programado para acontecer no Estádio Nacional, em Santiago, capital do Chile. O país, porém, passa por uma série de protestos há mais de três semanas, o que impossibilitou a realização da partida na cidade.

O campeonato local, inclusive, está paralisado desde que a insatisfação dos chilenos começou a tomar as ruas. Nesta segunda, o prefeito de Santiago havia declarado que não faria sentido fazer um jogo desse porte antes do retorno das competições nacionais.

A final da Copa Sul-Americana, inicialmente, estava prevista para acontecer no Peru, no Estádio Nacional de Lima, mas, por “questões organizacionais”, a Conmebol decidiu mover o duelo para o Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Com a retirada da decisão da Libertadores do Chile, a capital do Peru volta a ser palco de um duelo derradeiro a nível continental. O estádio, porém, foi alterado para o Monumental de Lima, que tem capacidade para cerca de 80 mil pessoas, 35 mil a mais que o Estádio Nacional do Chile.

Tags: final conmebol chile Peru flamengorj river plate libertadores2019 estádio monumental de lima