Futebol Internacional
None

COPA AMÉRICA

Ciro pede presidente da CBF na CPI da COVID por Copa América no Brasil

Argentina e Colômbia pediram para não sediar o campeonato sul-americano

postado em 31/05/2021 13:00 / atualizado em 31/05/2021 15:41

(Foto: Douglas Shineidr/AFP)
O anúncio do Brasil como nova sede da Copa América deste ano pegou muita gente de surpresa. A decisão fez com que Ciro Gomes (PDT), candidato a presidente da República nas eleições de 2018 e possível concorrente também em 2022, pedisse que Rogério Caboclo, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), fosse convocado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPIda COVID, no Senado Federal, para prestar esclarecimentos.

A edição deste ano da Copa América seria realizada na Argentina e na Colômbia. Contudo, os dois países pediram para não sediar o campeonato por conta da pandemia de COVID-19 e de grande instabilidade política, respectivamente. Com isso, a Conmebol consultou o Brasil, que aceitou sediar o torneio.

“A CPI DA COVID tem que agir preventivamente. Convocar o presidente da CBF e as autoridades esportivas para saber quais os cuidados que serão tomados para realização da Copa América”, afirmou Ciro Gomes nas redes sociais, minutos após o anúncio feito pela Conmebol.

Após o anúncio, a Conmebol agradeceu a Caboclo e também ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por aceitarem sediar a Copa América. Até então, as partidas serão realizadas sem presença de público pagante.
 
“A questão não é gostar ou não gostar de futebol. Eu adoro! A questão é não brincar com a vida dos brasileiros. E não fazer demagogia a troco da morte de inocentes”, também afirmou Ciro, em uma publicação posterior.

A CPI da COVID já realizou oitivas com membros que estão e que já estiveram no governo federal a respeito do combate à pandemia no país.
 
As reuniões serão retomadas nesta terça-feira (1), com depoimento de Nise Yamaguchi, médica oncologista e defensora da cloroquina como forma de tratamento à COVID-19. O medicamento não tem eficácia comprovada por autoridades de saúde, e a médica é acusada de participar do governo federal mesmo sem ter cargo. 

A Copa América de 2021 está marcada para ser disputada entre 11 de junho 10 de julho. A Conmebol ainda não anunciou as cidades que serão sedes do campeonato, que conta com dez países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

A Copa América de 2021 aconteceria em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de COVID-19. Além dos dez países sul-americanos já citados, Austrália e Catar disputariam o torneio, mas desistiram por conta do contexto pandêmico proporcionado pelo coronavírus. A última edição do campeonato, em 2019, também aconteceu no Brasil e teve a seleção anfitriã como vencedora.

Tags: copa américa ciro gomes futinternacional futnacional senado federal jair bolsonaro selefut cpi da covid rogério caboclo