Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em Bragança Paulista, São Paulo espera pelo fim do jejum de gols de Luciano

Por motivos diferentes, Tricolor e Massa Bruta precisam da vitória nesta rodada

postado em 24/10/2021 08:50 / atualizado em 24/10/2021 09:02

(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Os atacantes do São Paulo estão sob os holofotes por motivos diferentes. Enquanto Rigoni e Calleri estão em alta, mas, machucados, são desfalques, Luciano joga para reencontrar o caminho das redes. Neste domingo, às 18h15, em Bragança Paulista, diante do Red Bull Bragantino, o atacante quer voltar a marcar para evitar uma marca negativa que nunca amargou no time tricolor.



Luciano entra em campo no duelo da 28ª rodada do Brasileirão pensando em encerrar o jejum e, com isso, evitar acumular o maior tempo sem fazer um gol com a camisa do São Paulo desde que chegou ao clube em agosto de 2020. Isso acontecerá se ele deixar o gramado do Nabi Abi Chedid sem balançar as redes.

O antes prolífico atacante marcou um gol pela última vez contra o Atlético-GO, em 19 de setembro, ou seja, há pouco mais de um mês. O São Paulo jogou seis vezes depois disso e o atleta saiu de campo sem marcar em todas as ocasiões. São 549 minutos de seca.

Para o jogador, é muito. Ele não estava acostumado com tamanha sequência em branco já que desde que foi contratado no meio da temporada passada encontrava o caminho das redes com frequência, incluindo seu jogo de estreia, diante do Bahia. Em 2020, foram 21 gols e sete assistências em 38 jogos - 18 deles foram anotados no Brasileirão, o que o fez terminar o torneio como artilheiro.

Nesta temporada, porém, o desempenho não tem sido o mesmo. Luciano sofreu com lesões musculares e passou a atuar mais recuado em algumas partidas sob o comando de Hernán Crespo. Por enquanto, fez somente sete gols e deu uma assistência em 32 confrontos. No último clássico com o Corinthians, ele chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado. Também acertou uma bola na trave.

"Espero voltar a fazer gol para comemorar com a torcida o quanto antes", disse o ansioso atacante, em entrevista recente.

Luciano joga para voltar a ser goleadores e também fazer com que o São Paulo dependa menos de Rigoni e Calleri. Os argentinos se recuperam de problemas musculares e não devem enfrentar o Bragantino. Foram eles os autores de todos os quatro gols do time marcados nas últimas seis rodadas. Calleri deve ser substituído por Pablo.

Nessas partidas, Calleri, o goleador que a torcida tanto quis de volta, balançou as redes três vezes e Rigoni, uma. Ele é o jogador com mais participação em gols da equipe nesta temporada e sua ausência tem sido muito sentida.

Depois de derrotar o Corinthians no clássico da última segunda-feira e dar a Rogério Ceni seu primeiro triunfo nessa nova experiência como técnico no Morumbi, o São Paulo tenta vencer o segundo jogo seguido no Brasileirão para se aproximar do grupo que briga por uma vaga na fase prévia da Libertadores. A equipe soma 34 pontos e não perdeu nas últimas oito partidas, com duas vitórias e seis empates.

BRAGANTINO

Faltando menos de um mês para a histórica final da Copa Sul-Americana, contra o Athletico-PR, o Red Bull Bragantino segue com as atenções voltadas para o Brasileirão. Invicto há seis partidas no campeonato, o time vem de dois empates fora de casa - 2 a 2 com o Ceará e 1 a 1 com o Internacional, este em jogo atrasado da 19ª rodada.

A expectativa é para a volta de Artur, desfalque nas últimas três partidas por ter sido diagnosticado com covid-19. Ele manteve a quarentena e praticamente não sentiu sintomas. Autor de 16 gols e 12 assistências na temporada, o atacante cumpriu o isolamento e voltou aos treinamentos neste sábado à tarde. Foi uma movimentação leve, porque todos ganharam folga na sexta-feira após o desembarque em Guarulhos no início da tarde, quando a delegação retornou de Porto Alegre (RS).



Além de Artur, Maurício Barbieri tem o retorno do volante Jadsom e do atacante Gabriel Neves, que cumpriram suspensão automática no empate com o Internacional, por 2 a 2, na última quinta-feira, em jogo atrasado da 19ª rodada.

Por outro lado, o treinador segue sem poder contar com alguns titulares. O lateral-direito Aderlan recebeu o terceiro amarelo, o lateral-esquerdo Lucas Cândido e o meia Praxedes continuam no departamento médico e o artilheiro Ytalo ainda cumpre a quarentena por causa da covid-19.

"Estamos usando o grupo jogo a jogo. Mantemos um acompanhamento do desgaste físico e quando percebemos algum risco, optamos por preservar o jogador. Por isso, as vezes, a gente faz algumas mudanças, mas sempre dentro do nosso estilo de jogo", disse Barbieri.

Tags: futnacional saopaulosp seriea bragantnosp