Futebol Nacional
None

LIGA SUL-MINAS-RIO

Presidente da Liga Sul-Minas-Rio, Gilvan fala de reunião e encontro com CBF na próxima semana

Mandatário espera conquistar apoio da CBF para viabilizar competição já em 2016

postado em 25/09/2015 16:29 / atualizado em 25/09/2015 16:55

Divulgação/FCF
Representantes de onze clubes brasileiros que integram a Liga Sul-Minas-Rio, criada no último dia 9, voltaram a se encontrar nessa quinta-feira em reunião na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú. Presidente do grupo, eleito de forma unânime na última reunião, Gilvan de Pinho Tavares, mandatário do Cruzeiro, comentou sobre o encontro que debateu, principalmente, o formato de disputa da Copa e a negociação com a CBF.

“Tivemos uma reunião de rotina, estamos em fase embrionária. A Assembleia aprovou o estatuto, e fizemos o registro. A Liga já é uma pessoa jurídica. Agora estamos tomando decisões com relação à disputa do torneio. A Assembleia concluiu que o torneio já deve acontecer a partir do ano que vem e estamos estudando um formato mais enxuto em 2016, para, no ano seguinte, conseguir ampliar”, disse o presidente ao Superesportes.

Gilvan adiantou que representará a Liga em um encontro com dirigentes da CBF na próxima semana. O objetivo é negociar o aval da Confederação na criação da competição já a partir de 2016. “Na próxima semana vamos fazer uma visita à CBF e não queremos brigar. Temos a Copa Nordeste e Copa Verde como exemplo. Se a Confederação apoiou essas competições, não será contra a Sul-Minas-Rio. Já temos nossa própria Liga, mas precisamos da força da CBF”, completou.

De acordo com a assessoria da Federação Catarinense de Futebol, os gestores da Liga sugeriram dois formatos de disputa. Um com a utilização de oito datas e participação de 12 clubes e outra com nove datas e participação de 10 clubes. O modelo com 12 clubes teria três grupos de quatro equipes, turno único, semifinais e finais. Já a fórmula com 10 clubes teria dois grupos de cinco clubes, turno único, semifinais e finais.

A Liga Sul-Minas-Rio tem como fundadores Figueirense, Joinville, Chapecoense, Criciúma, Avaí, Flamengo, Fluminense, Internacional, Grêmio, Atlético, Cruzeiro, Coritiba, Atlético-PR, Paraná Clube e América. Os dois últimos foram aceitos, mas, a princípio, não disputarão o torneio em 2016. Para efeitos de votações que estejam relacionadas à realização da Copa Sul Minas Rio, terão direito a voto apenas os clubes participantes da competição.

Tags: cruzeiroec atleticomg americamg atleticopr coritibapr flamengorj fluminenserj internacionalrs gremiors paranapr serieb seriea brasileiro sulamericana libertadores seriec seried reunião Copa Sul-Minas-Rio