None

ATLÉTICO

Thiago Larghi explica postura 'cautelosa' do Atlético, justifica mudanças na escalação e exalta jogadores

Auxiliar comandou o time na vitória por 3 a 0 sobre o América, no Horto

postado em 18/02/2018 20:52 / atualizado em 18/02/2018 22:50

Alexandre Guzanshe/EM

A postura do Atlético no clássico contra o América pode ser considerada pouco usual para o time na temporada 2018. Ao contrário do que foi visto em partidas contra adversários menos tradicionais, a equipe optou, muitas vezes, por entregar a bola para o rival e apostar nos contra-ataques. Questionado sobre o tema, o auxiliar - e treinador interino - Thiago Larghi explicou a estratégia alvinegra na vitória por 3 a 0, neste domingo.

“O grupo, hoje, nos proporciona velocidade bastante acentuada. A gente tem jogadores rápidos pelos lados. Foi questão de respeito pelo adversário, pois a gente sabia que tinha uma equipe qualificada, com boa posse de bola. A gente tinha que defender, se aplicar bem na defesa para não sofrer gol. A gente não sofrendo gol, a gente sabe que a chance de marcar um gol é grande, com nosso time qualificado como é. Graças a Deus, conseguimos”, analisou o auxiliar de 37 anos.

Em diversos momentos da partida - especialmente nas primeiras metades dos dois tempos -, o América teve o domínio da posse. A superioridade territorial, entretanto, foi do Atlético. O desempenho alvinegro foi bom, mas sofreu questionamentos especialmente em função das polêmicas de arbitragem.

No primeiro gol do jogo, a bola não entrou. Em um lance muito semelhante, o auxiliar Guilherme Dias Camilo, de forma equivocada, não confirmou o empate do América. Thiago Larghi preferiu não comentar a polêmica.

“É um assunto muito delicado falar da arbitragem. Eu ainda nem vi o lance, então não tenho uma opinião formada. Eu prefiro dizer que não tenho opinião sobre a arbitragem, prefiro não falar sobre a arbitragem, porque é uma situação diferente”, disse.

Mudanças


Em campo, o que se viu foi um Atlético modificado em relação ao que costumava atuar sob o comando de Oswaldo de Oliveira, demitido no último dia 9. Patric superou a concorrência de Samuel Xavier e Carlos César para ser titular; em momento de recuperação de espaço, Adilson colocou Arouca no banco de reservas.

“A permanência do Adilson em relação ao último jogo… Ele entrou bem no jogo, acho que teve um desempenho bem satisfatório, mostrou que essa pré-temporada, apesar de ele ter ido para a Florida Cup… Ele voltou a fim de recuperar o espaço. Qualidade a gente sempre soube que ele tem. E vem trabalhando para isso. A opção da lateral foi junto com a comissão técnica, com todos aqui. Tomamos a decisão. Patric vem treinando bem. Sabíamos que o América tinha um lado esquerdo forte. No último jogo, com o Uberlândia, jogou o Aylon. Mas sabíamos da possibilidade do Luan. E tem o Giovanni, que é um lateral que vira um ponta-esquerdo, entra na área toda hora. A gente optou pelo Patric também pela bola aérea defensiva, sabendo que ele ia bem nessas situações”, explicou Thiago Larghi.

O auxiliar se mostrou importante também durante a partida. A opção por lançar o argentino Tomás Andrade no lugar de Otero se mostrou acertada. Em pouco tempo no campo, o meia canhoto participou diretamente de dois gols do Atlético.

“O Tomás é um jogador que vem trabalhando no dia a dia, passo a passo. Ele tem muita qualidade. Chegou aqui com o trabalho de observação do Bernardo (Motta, observador técnico), do (Alexandre) Gallo juntamente, o apoio de toda a diretoria, que não mediu esforços para trazê-lo. É um jogador que tem muita qualidade. A gente acreditava nisso. Sabia que era a hora (de colocá-lo em campo)”, disse.

Apesar dos elogios recebidos, Thiago Larghi preferiu exaltar os jogadores do Atlético pela vitória no clássico, que faz com que o time se reabilite no Campeonato Mineiro. No segundo tempo, jogadas ensaiadas durante os treinamentos foram colocadas em prática.

“O empenho deles que fez a diferença. A execução parte deles. O Tomás (Andrade), que treinou isso aí, executou muito bem. É mérito total deles. Um adversário grande do outro lado, que tinha qualidade. A gente tinha que se precaver da melhor maneira possível”, concluiu.

A vitória dá moral a Thiago Larghi. O auxiliar inicia a semana de trabalho como treinador. A tendência é que ele siga no comando do Atlético na partida contra o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira. O jogo está marcado para o Almeidão, em João Pessoa.

Tags: thiago larghi galo futnacional interiormg atleticomg