None

CAMPEONATO MINEIRO

FMF descarta retorno das partidas em maio: 'No final de junho para frente'

Pico do coronavírus está previsto para o início de junho em Minas Gerais

postado em 03/05/2020 09:18 / atualizado em 03/05/2020 09:33

(Foto: Divulgação/FMF)

O torcedor mineiro terá que esperar um pouco mais para voltar a ver o clube do coração em campo. Adriano Aro, presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), afirmou que os jogos do Campeonato Mineiro não serão retomados no mês de maio.

“Ninguém cogita a volta do futebol este mês em Minas Gerais. Em maio, certamente não teremos futebol”, disse o mandatário, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Aro se reuniu com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para projetar o retorno das atividades. De acordo com ele, o pico da pandemia do novo coronavírus no estado deve acontecer no início de junho. Desta forma, as partidas podem voltar a acontecer no fim do próximo mês.

“O que foi dito, na minha reunião com o governador do estado, foi que em Minas Gerais ainda não chegamos ao pico da doença, e isso está previsto para o início de junho. Então, é extremamente temerário pensar na volta do futebol antes de vivenciar o pico da epidemia. Então, o que nós estamos trabalhando, com uma perspectiva muito otimista, que seja no final de junho para frente”, completou.

Mesmo com a paralisação do futebol no estado, a FMF se prepara para quando for possível o retorno das atividades. Adriano Aro afirmou que a federação está trabalhando ao lado do governo em um protocolo de segurança para todos que trabalham com o futebol.

“Ciente da gravidade do momento, a Federação, enquanto entidade que gere o futebol no estado, precisa estar preparada para quando for possível retomar o futebol em Minas Gerais. É isso que estamos fazendo. A Federação, em parceria com o governo do estado, vem trabalhando em um protocolo de segurança para que, a partir do momento que seja possível retomar o futebol, tenhamos um mecanismo que seja seguro para todos os atletas, dirigentes... para pessoas que vivem o dia a dia do futebol possam exercer o seu trabalho com segurança”.

Testes nos atletas

Esse protocolo de segurança será apresentado aos médicos dos clubes do estado. A intenção da FMF é de que todos os jogadores passem por testes antes da retomada das atividades. Depois, os atletas também terão que passar por novos testes a cada rodada.

“Quando isso for possível, nossa ideia é ter um protocolo onde haverá testes de todos os jogadores antes da retomada do campeonato, depois fazer testes ao longo das rodadas. O mecanismo que foi, inclusive, preparado pela CBF, e que a Federação já replicou para o governo do estado. Ainda estamos trabalhando nele, tanto que na reunião da quinta-feira ficou decidido que o próximo passo é apresentar o protocolo aos departamentos médicos dos clubes, para que os clubes também possam avaliar se ele é viável ou não”, concluiu.

Campeonato Mineiro

Líder isolado do Campeonato Mineiro, com 21 pontos, o América é o único time já classificado para a próxima fase da competição. Tombense, 20, Atlético, 18, e Caldense, 17, completam o G4 do estadual. O Cruzeiro é o quinto colocado, com 14. Em meio à pandemia, alguns clubes do interior não conseguiram suportar as dificuldades financeiras e encerraram contratos de atletas antecipadamente, casos de Villa Nova, Patrocinense, URT e Caldense.

Tags: cruzeiro atlético campeonato mineiro américa estadual americamg atleticomg cruzeiroec