CAMPEONATO MINEIRO

Com Loco Abreu, Athletic quer se fixar na elite mineira após 50 anos fora

Esquadrão de Aço pretende fazer história no Campeonato Mineiro desta temporada

postado em 25/02/2021 07:00 / atualizado em 24/02/2021 22:39

(Foto: Fernanda Trindade / Athletic Club)
 
Caçula entre as equipes da elite do Campeonato Mineiro, o Athletic Club está de volta à Primeira Divisão após 50 anos. O Esquadrão de Aço pretende fazer história neste ano e, para isso, almeja conseguir a permanência no Módulo I. Além disso, a equipe de São João del-Rei sonha em alçar voos mais altos dentro da competição. Por essa razão, contratou 15 reforços para esta temporada. O principal deles é o atacante uruguaio Loco Abreu, de 44 anos. 
 
“O primeiro objetivo é permanecer na Primeira Divisão. Esse é o objetivo de todo mundo que sobe. A gente sonha com vôos mais altos, quem sabe uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil. O Athletic é um clube muito sério, transparente e centenário, que tem todas as contas em dia. A gente pretende fazer uma boa competição e consideramos o elenco muito competitivo para tal”, declarou Fábio Mineiro, gerente de futebol do clube, em entrevista ao Superesportes.

No ano passado, o Athletic ficou com o vice-campeonato do Módulo II e garantiu o acesso à elite. Na primeira fase do torneio, classificou-se para o quadrangular final na segunda colocação, com 20 pontos. Já na última etapa da competição, somou nove pontos – um a menos que o campeão Pouso Alegre – e ficou com o vice. 
 
(Foto: Fernanda Trindade / Athletic Club)
 
O comando técnico permaneceu nas mãos do treinador Cícero Júnior, que está à frente do Athletic desde 2018. Em seu primeiro trabalho na equipe, o técnico de 41 anos conseguiu o acesso da Segunda Divisão para o Módulo II. Já no ano seguinte, recolocou o Esquadrão de Aço na elite. 

Para chegar bem no Mineiro deste ano, o Esquadrão apostou na contratação de vários atletas. Até o momento, 15 reforços foram anunciados. São eles: os goleiros Renan Pastre e Lee; o zagueiro Vinícius; o lateral-direito Diego Fumaça; o lateral-equerdo Michel; os volantes Christian, Gabriel Galhardo e Silvano; além dos atacantes Willian Pontes, Wallace, Rafael Mineiro, Flávio Gabriel, João Vitor, Vitinho e Loco Abreu. O uruguaio é o jogador mais conhecido do elenco. 
 
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la.  
 
Loco Abreu chegou à cidade mineira com status de celebridade e é o principal nome da equipe no torneio. O veterano de 44 anos fará sua estreia pelo 30º time na carreira. Antes de ser anunciado pelo Athletic, ele estava no Boston River, do Uruguai, onde atuou como jogador e técnico. 

Da equipe que conseguiu o acesso ao Módulo I na temporada passada, apenas 10 jogadores renovaram seus contratos (os zagueiros Sidimar, Danilo e Rayan, o lateral-esquerdo Nathan, os lateral-direitos Fernando e Igor Nunes, e os atacantes Igor Bádio, Ingro, Willian Mococa e Alason Carioca). Gabriel Neves, João Victor e João Couto subiram da base para o profissional. 
 
 
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la.  
 
O time da Região do Campo das Vertentes deu início à pré-temporada em 15 de janeiro. Nas primeiras semanas de fevereiro, a equipe realizou dois amistosos. Foi derrotada, por 1 a 0, para o Coimbra, em Contagem, e segurou o empate (1 a 1) com o Boa Esporte, em Varginha. 

O Athletic fará sua estreia no Mineiro no próximo domingo (28), às 16h, contra o Patrocinense, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro.

Jogadores conhecidos


Além de Loco Abreu, o volante Gabriel Galhardo é outro jogador do Athletic que tem fama em São João del-Rei. Ele irmão do meio-campista Thiago Galhardo, que pode ser campeão brasileiro de 2020 com o Internacional. 
 
Já Sidimar, Lee e Christian são lembrados por terem atuado em duas das três equipes grandes de Minas. O goleiro e o zagueiro vestiram a camisa do Atlético, enquanto o volante jogou pelo América

Participação no Mineiro


A única participação do Athletic na Elite do Estadual foi em 1970. Nesse período, o 56º torneio da principal competição organizada pela Federação Mineira de Futebol teve a presença de 28 equipes, tendo o Atlético sagrando-se como campeão pela 23º vez. Nessa temporada, a FMF dissolveu as divisões inferiores e convidou alguns clubes para disputar aquela edição do torneio. 
 
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la.  
 
O campeonato daquele ano foi disputado pelo sistema de pontos corridos, mas dividido em duas fases. A princípio, essa edição contaria com 29 equipes, porém, o Independente, de Uberaba, desistiu do certame pouco antes dele começar. A primeira fase, denominada de Estágio de Classificação, teve a participação de 24 equipes, sendo divididas em três grupos de oito clubes. Atlético, América, Cruzeiro e Villa Nova entraram apenas na segunda fase do torneio.

O Athletic foi sétimo colocado do Grupo C com quatro pontos (uma vitória, dois empates e 11 derrotas) e acabou eliminado ainda na primeira fase. 

Retorno ao futebol profissional em 2018

 
Em 2018, o clube retornou ao futebol profissional após 48 temporadas, disputando o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, equivalente à Terceira Divisão do futebol mineiro. O Esquadrão de Aço voltou com todo o sucesso, se classificou em terceiro colocado na primeira fase e, nas semifinais, eliminou o tradicional Valério.

Já com o acesso ao Campeonato Mineiro Módulo II de 2019 garantido, o Athletic enfrentou na decisão do título o Coimbra. O primeiro jogo ficou 0 a 0 e no jogo decisivo, outro empate, mas dessa vez por 1 a 1. Na decisão de pênaltis, o Coimbra levou a melhor e venceu por 4 a 2. 

Athletic


Nome completo: Athletic Club
Fundação: 1909
Posição no último Mineiro: Vice-campeão do Módulo II
Presidente: Leandro Bini 
Técnico: Cícero Júnior
Principal contratação: Loco Abreu

Elenco

 
Goleiros: Renan Pastre, João Victor e Lee
Zagueiros: Rayan, Vinícius, Sidimar e Danilo
Laterais-direitos: João Couto, Diego Fumaça, Fernando e Igor Nunes
Laterais-esquerdos: Nathan e Michel
Volantes: Christian, Gabriel Galhardo, Gabriel Neves e Silvano
Meias: Willian Pontes, Ingro e Wallace
Atacantes: Loco Abreu, Willian Mococa, Igor Bádio, Rafael Mineiro, Alason Carioca, Flávio Gabriel, João Vitor e Vitinho

Tags: campeonato mineiro americamg atleticomg cruzeiroec athletic interiormg futnacional