None

CAMPEONATO MINEIRO

Com Loco Abreu, Athletic quer se fixar na elite mineira após 50 anos fora

Esquadrão de Aço pretende fazer história no Campeonato Mineiro desta temporada

postado em 25/02/2021 07:00 / atualizado em 24/02/2021 22:39

(Foto: Fernanda Trindade / Athletic Club)
 
Caçula entre as equipes da elite do Campeonato Mineiro, o Athletic Club está de volta à Primeira Divisão após 50 anos. O Esquadrão de Aço pretende fazer história neste ano e, para isso, almeja conseguir a permanência no Módulo I. Além disso, a equipe de São João del-Rei sonha em alçar voos mais altos dentro da competição. Por essa razão, contratou 15 reforços para esta temporada. O principal deles é o atacante uruguaio Loco Abreu, de 44 anos. 
 
“O primeiro objetivo é permanecer na Primeira Divisão. Esse é o objetivo de todo mundo que sobe. A gente sonha com vôos mais altos, quem sabe uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil. O Athletic é um clube muito sério, transparente e centenário, que tem todas as contas em dia. A gente pretende fazer uma boa competição e consideramos o elenco muito competitivo para tal”, declarou Fábio Mineiro, gerente de futebol do clube, em entrevista ao Superesportes.

No ano passado, o Athletic ficou com o vice-campeonato do Módulo II e garantiu o acesso à elite. Na primeira fase do torneio, classificou-se para o quadrangular final na segunda colocação, com 20 pontos. Já na última etapa da competição, somou nove pontos – um a menos que o campeão Pouso Alegre – e ficou com o vice. 
 
(Foto: Fernanda Trindade / Athletic Club)
 
O comando técnico permaneceu nas mãos do treinador Cícero Júnior, que está à frente do Athletic desde 2018. Em seu primeiro trabalho na equipe, o técnico de 41 anos conseguiu o acesso da Segunda Divisão para o Módulo II. Já no ano seguinte, recolocou o Esquadrão de Aço na elite. 

Para chegar bem no Mineiro deste ano, o Esquadrão apostou na contratação de vários atletas. Até o momento, 15 reforços foram anunciados. São eles: os goleiros Renan Pastre e Lee; o zagueiro Vinícius; o lateral-direito Diego Fumaça; o lateral-equerdo Michel; os volantes Christian, Gabriel Galhardo e Silvano; além dos atacantes Willian Pontes, Wallace, Rafael Mineiro, Flávio Gabriel, João Vitor, Vitinho e Loco Abreu. O uruguaio é o jogador mais conhecido do elenco. 
 
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la.  
 
Loco Abreu chegou à cidade mineira com status de celebridade e é o principal nome da equipe no torneio. O veterano de 44 anos fará sua estreia pelo 30º time na carreira. Antes de ser anunciado pelo Athletic, ele estava no Boston River, do Uruguai, onde atuou como jogador e técnico. 

Da equipe que conseguiu o acesso ao Módulo I na temporada passada, apenas 10 jogadores renovaram seus contratos (os zagueiros Sidimar, Danilo e Rayan, o lateral-esquerdo Nathan, os lateral-direitos Fernando e Igor Nunes, e os atacantes Igor Bádio, Ingro, Willian Mococa e Alason Carioca). Gabriel Neves, João Victor e João Couto subiram da base para o profissional. 
 
 
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la.  
 
O time da Região do Campo das Vertentes deu início à pré-temporada em 15 de janeiro. Nas primeiras semanas de fevereiro, a equipe realizou dois amistosos. Foi derrotada, por 1 a 0, para o Coimbra, em Contagem, e segurou o empate (1 a 1) com o Boa Esporte, em Varginha. 

O Athletic fará sua estreia no Mineiro no próximo domingo (28), às 16h, contra o Patrocinense, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro.

Jogadores conhecidos


Além de Loco Abreu, o volante Gabriel Galhardo é outro jogador do Athletic que tem fama em São João del-Rei. Ele irmão do meio-campista Thiago Galhardo, que pode ser campeão brasileiro de 2020 com o Internacional. 
 
Já Sidimar, Lee e Christian são lembrados por terem atuado em duas das três equipes grandes de Minas. O goleiro e o zagueiro vestiram a camisa do Atlético, enquanto o volante jogou pelo América

Participação no Mineiro


A única participação do Athletic na Elite do Estadual foi em 1970. Nesse período, o 56º torneio da principal competição organizada pela Federação Mineira de Futebol teve a presença de 28 equipes, tendo o Atlético sagrando-se como campeão pela 23º vez. Nessa temporada, a FMF dissolveu as divisões inferiores e convidou alguns clubes para disputar aquela edição do torneio. 
 
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la.  
 
O campeonato daquele ano foi disputado pelo sistema de pontos corridos, mas dividido em duas fases. A princípio, essa edição contaria com 29 equipes, porém, o Independente, de Uberaba, desistiu do certame pouco antes dele começar. A primeira fase, denominada de Estágio de Classificação, teve a participação de 24 equipes, sendo divididas em três grupos de oito clubes. Atlético, América, Cruzeiro e Villa Nova entraram apenas na segunda fase do torneio.

O Athletic foi sétimo colocado do Grupo C com quatro pontos (uma vitória, dois empates e 11 derrotas) e acabou eliminado ainda na primeira fase. 

Retorno ao futebol profissional em 2018

 
Em 2018, o clube retornou ao futebol profissional após 48 temporadas, disputando o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, equivalente à Terceira Divisão do futebol mineiro. O Esquadrão de Aço voltou com todo o sucesso, se classificou em terceiro colocado na primeira fase e, nas semifinais, eliminou o tradicional Valério.

Já com o acesso ao Campeonato Mineiro Módulo II de 2019 garantido, o Athletic enfrentou na decisão do título o Coimbra. O primeiro jogo ficou 0 a 0 e no jogo decisivo, outro empate, mas dessa vez por 1 a 1. Na decisão de pênaltis, o Coimbra levou a melhor e venceu por 4 a 2. 

Athletic


Nome completo: Athletic Club
Fundação: 1909
Posição no último Mineiro: Vice-campeão do Módulo II
Presidente: Leandro Bini 
Técnico: Cícero Júnior
Principal contratação: Loco Abreu

Elenco

 
Goleiros: Renan Pastre, João Victor e Lee
Zagueiros: Rayan, Vinícius, Sidimar e Danilo
Laterais-direitos: João Couto, Diego Fumaça, Fernando e Igor Nunes
Laterais-esquerdos: Nathan e Michel
Volantes: Christian, Gabriel Galhardo, Gabriel Neves e Silvano
Meias: Willian Pontes, Ingro e Wallace
Atacantes: Loco Abreu, Willian Mococa, Igor Bádio, Rafael Mineiro, Alason Carioca, Flávio Gabriel, João Vitor e Vitinho

Tags: campeonato mineiro americamg atleticomg cruzeiroec athletic interiormg futnacional