None

CLÁSSICO MINEIRO

Cruzeiro x Atlético: saiba quem são os maiores artilheiros do confronto

Clássico está perto de completar 100 anos de história

postado em 10/04/2021 18:00 / atualizado em 11/04/2021 00:28

(Foto: Arquivo/Estado de Minas)
Incontáveis jogadores de Cruzeiro e Atlético ganharam notoriedade pelos gols no clássico, que completa 100 anos no próximo sábado (17) e ganhará mais um capítulo na tarde deste domingo, às 16h, no Mineirão, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro. No primeiro confronto, Attilio (2) e Nani garantiram a vitória do Palestra Itália por 3 a 0. No segundo duelo, o alvinegro levou a melhor, por 2 a 1, gols de Zica Filho e Afonso Coutinho.

Attilio, Nani, Zica e Coutinho entraram para a história por terem sido os primeiros a balançarem a rede pelos clubes. E quanto aos maiores artilheiros? Engana-se quem pensa em Tostão, Dirceu Lopes, Dario e Reinaldo. O recordista é o atleticano Guaracy Januzzi, o Guará, com 26 gols. Logo abaixo aparece o cruzeirense (e palestrino) Leonizio Fantoni, o Niginho, com 25. (Não conseguiu visualizar a galeria? Clique aqui)




Guará nasceu em Ubá, na Zona da Mata, em 4 de janeiro de 1916. Ainda adolescente, aos 17 anos, já era titular do ataque alvinegro, pelo qual marcou o primeiro gol na vitória por 3 a 1 sobre o Tupi de Juiz de Fora no Campeonato Mineiro de 1933. Em seis temporadas, contabilizou 168 gols e se tornou o quarto maior artilheiro do clube. Sua carreira foi abreviada em 1939, aos 23 anos, após se machucar gravemente em um choque com Caieira, zagueiro do Palestra, num clássico pelo Campeonato Mineiro.

Já Niginho, descendente da colônia italiana que se estabeleceu em Belo Horizonte no fim do século 19, teve trajetória longeva no futebol e só pendurou as chuteiras aos 35 anos, em 1947. Com 210 gols em 280 partidas, é o terceiro no ranking de artilheiros do Cruzeiro. Também defendeu a Lazio, da Itália, e o Vasco, além de ser reserva de Leônidas da Silva na Seleção Brasileira 3ª colocada da Copa do Mundo de 1938. Depois de abandonar os gramados, virou técnico e dirigiu a Raposa em 256 jogos.

Outros goleadores


Maior artilheiro do Atlético, com 255 gols, Reinaldo estufou as redes do Cruzeiro em 16 oportunidades e divide a segunda posição com Ubaldo. Na sequência aparecem Lucas Miranda, com 15 gols, e Tomazinho, com 10. Integrante do elenco em 2021, Diego Tardelli marcou 9 vezes em cima do maior rival, mesmo número de Nílson, Guilherme, Paulo Isidoro e Lauro. Éder Aleixo, Dario e Nívio contabilizaram 8 tentos.

No Cruzeiro, Alcides Lemos é o segundo do ranking, com 22 gols, seguido por Orlando Fantoni (18), Abelardo (15) e Bengala (12). Dirceu Lopes é o sexto, com 11. O sétimo lugar é ocupado por três jogadores, com 10 gols: Guerino, Marcelo Ramos e Palhinha. Ninão e Tostão balançaram a rede em 9 ocasiões, enquanto Nogueirinha, Sabu e Tostão II anotaram 8 gols.


Tags: clássico artilheiros Galo atleticomg cruzeiroec futnacional Raposa