O contrato de Alisson com o Inter expira em 9 de novembro do ano que vem. Assim, em maio ele já pode assinar pré-contrato com qualquer outro clube e deixar o Beira-Rio de graça, e é justamente por isso que o Inter deverá aceitar a proposta da Roma – embora o jogador tenha reiterado que jamais deixaria Porto Alegre sem que o Inter recebesse uma compensação financeira. Os números oferecidos pela Juventus são superiores, mas a preferência do jogador é a de atuar no ex-clube do ídolo colorado Paulo Roberto Falcão, onde a concorrência pela titularidade é menor.
O negócio deve ser concretizado nos próximos dias. A dúvida está na data de saída de Alisson do Beira-Rio. Com excesso de jogadores extracomunitários em seu elenco, a Roma poderá ter de aguardar até maio para contar com o goleiro. Isso significa que Alisson ainda disputaria o Gauchão do ano que vem antes de rumar à Europa. Em entrevista coletiva logo após o fim do Brasileirão, o goleiro confirmou que deve iniciar 2016 ainda como jogador do Internacional.
A tentativa do Inter de renovar com Alisson é antiga: desde fevereiro, as negociações vêm se arrastando sem nunca chegar a um denominador comum. Vendo esta possibilidade como praticamente impossível, a ideia colorada era segurar o goleiro até o fim de 2016 no elenco. Agora, mantê-lo até maio passa a ser a nova meta.