São Paulo
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

No seu primeiro jogo contra o ídolo Ceni, São Paulo encara Fortaleza no Castelão

Equipes se enfrentam às 16h, em Fortaleza, pelo Brasileirão

postado em 12/05/2019 09:07 / atualizado em 12/05/2019 09:12

<i>(Foto: Fortaleza/Divulgação)</i>
Durante 25 anos, São Paulo e Rogério Ceni caminharam lado a lado em uma trajetória de 1.237 jogos, 131 gols e 25 títulos. Neste domingo, porém, o torcedor tricolor não torcerá pelo maior ídolo do clube. A equipe do Morumbi visita o Fortaleza, comandado por Ceni, às 19 horas, no Castelão, pela quarta rodada do Brasileirão.

Será a primeira vez que São Paulo e Rogério Ceni ficarão de lados opostos. O reencontro mobilizou torcedores - cerca de 200 vão encarar seis dias de viagem de ônibus para ir até Fortaleza - e tornou-se o principal assunto nos dois clubes.

No São Paulo, logo após o empate com o Flamengo no domingo passado, os jogadores já começaram a projetar o confronto com o time de Ceni. O meio-campista Hernanes, que atuou com o ex-goleiro, classificou o encontro como "histórico".

"Vai ser um encontro interessante, vamos dizer histórico. Mas, quando a bola rolar, as coisas que aconteceram no passado, tudo fica fora, o que importa é quando a bola rola. Vai ser muito falado, mas quando o jogo começar cada um vai brigar pelos três pontos", disse Hernanes, que teve o discurso endossado pelo goleiro Tiago Volpi.

"A gente espera que seja muito difícil, pelo bom trabalho que o Rogério tem feito no Fortaleza. Tem um sentimento especial por tudo o que ele representa para o São Paulo até os dias de hoje. É bacana poder enfrentá-lo, espero que a gente possa sair vencedor", afirmou Volpi, que, em 2015, quando Ceni se aposentou, postou uma foto ao lado do goleiro dizendo que foi um "grande sonho" enfrentá-lo.

No Fortaleza, o assunto foi evitado até a noite de quinta-feira, quando a equipe jogou contra o Botafogo-PB pela semifinal da Copa do Nordeste. Depois da classificação à final, Ceni falou que será "um privilégio" enfrentar o São Paulo.

"É um privilégio enfrentar quem me projetou. Tenho um carinho enorme, mas vou fazer o melhor pelo Fortaleza. Fico muito contente porque no São Paulo são 25 anos trabalhando, quase 1200 jogos, inúmeros títulos, mas isso requer tempo. Fico ainda mais feliz pelo reconhecimento do torcedor do Fortaleza nesse 17.º mês de trabalho. Ter esse carinho é muito importante. Para a gente é um prazer receber o São Paulo e agora vamos arrumar uma maneira de enfrentar uma grande equipe que é uma das favoritas ao título. Vamos ter que trabalhar pelo tricolor de aço, o azul, vermelho e branco", declarou Ceni.

Se por um lado o reencontro mobilizou os torcedores dos dois times, que preparam uma grande festa para Ceni antes da partida no Castelão, o São Paulo não fará qualquer tipo de homenagem. Após o vitorioso currículo como jogador, Ceni iniciou a carreira de treinador no clube do Morumbi. A experiência, porém, durou apenas seis meses: foram 14 vitórias, 13 empates e dez derrotas (49,5% de aproveitamento) até ser demitido pelo presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

Desde a demissão, Ceni e Leco trocaram farpas publicamente. O técnico disse que só voltaria ao São Paulo após o fim de 2020, quando acaba o mandato do presidente. Leco, por sua vez, disse que Raí é o maior ídolo da história do clube. Então foi a vez de Ceni responder dizendo que o dirigente deve "sentir saudades" dele.

"A gente não sabe o que acontece na vida, pela lógica é muito difícil. Mas ficará sempre o desejo de coisas boas para o São Paulo. Seria incoerente, quem sabe num futuro mais distante a gente possa voltar. Não vivo de sonho, sonhar é importante, mas vivo o futebol, gosto de trabalhar, estou feliz e satisfeito aqui. Voltar ao São Paulo um dia claro que é uma coisa muito bacana, mas agora temos que passar por um processo para, quem sabe, um dia voltar. Para mim, vai ser um momento muito gratificante. Por enquanto, é só o carinho e a admiração que ficam", admitiu Ceni à ESPN Brasil em 2018.

Ceni e Leco não se reencontrarão neste domingo. O presidente não costuma viajar para os jogos fora de casa, algo que fica a cargo do executivo de futebol Raí e do superintendente de relações internacionais Lugano.

REENCONTRO


O Fortaleza preparou uma grande festa para o reencontro de Rogério Ceni com o São Paulo, o clube do coração do treinador. Foram mais de mil partidas pelo clube e grandes títulos conquistados, entre eles uma Copa Libertadores e um Mundial de Clubes em 2005. Mas, se todas as atenções estão em cima do técnico, vale a pena lembrar que também vai ter futebol no Castelão.

Este reencontro vai ser emocionante para Rogério Ceni, 22 meses após ser dispensado do próprio comando técnico do time paulista. Ele fala em profissionalismo, mas não consegue esconder a emoção no rosto. "Agora defendo as cores do Fortaleza e farei de tudo para vencer. Mas o São Paulo é onde sempre joguei e vivi grandes momentos e isso nunca vai sair da minha memória", comentou.

Rogério vive um momento mágico sob o comando do Fortaleza. Já são 17 meses no clube e ele também já começa a empilhar taças com o clube nordestino. Campeão cearense de 2019, ele já levantou a Série B do Brasileiro de 2018 e está na final da Copa do Nordeste. Na quinta-feira o clube bateu o Santa Cruz por 1 a 0 e confirmou a vaga na decisão contra o Botafogo-PB.

Para enfrentar o São Paulo, Rogério vai ter o time praticamente completo. Kieza, que não enfrentou o Botafogo na última rodada por força de contrato, volta a ficar à disposição e deve começar no lugar de Wellington Paulista, que recentemente encerrou um longo jejum de 11 jogos sem marcar, mas ainda não conseguiu embalar.

Felipe ainda se recupera de uma entorse no joelho e provavelmente vai ser poupado. Juninho, que não jogou contra o Santa Cruz na Copa do Nordeste, também está de volta ao time titular. No gol, Felipe Alves é o titular no Campeonato Brasileiro e está confirmado. Nesse rodízio, Quintero também volta para atuar ao lado de Roger Carvalho.

Tags: saopaulosp seriea nacional fortalezace