São Paulo
None

SÃO PAULO

Ídolo do Cruzeiro, Alex é anunciado como treinador do sub-20 do São Paulo

Esta será a primeira experiência do ex-jogador à frente de uma equipe profissional

postado em 05/04/2021 15:12 / atualizado em 05/04/2021 16:01

(Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

O São Paulo oficializou nesta segunda-feira (05) a contratação de Alex, ídolo do Cruzeiro, para o cargo de treinador do time sub-20. O contrato do ex-jogador com o Tricolor será de duas temporadas. Esta será a primeira experiência do profissional à frente de uma equipe. O projeto de se tornar treinador foi revelado em 2020. 
 

“Temos muito orgulho de oficializar a contratação do Alex, um dos grandes expoentes do futebol brasileiro nos últimos anos. A chegada dele é mais uma ação da gestão para a profissionalização da base e do futebol do São Paulo”, disse o presidente do clube, Julio Casares.
O novo treinador começa nesta semana o trabalho com a categoria sub-20, que tem como primeiro desafio na temporada o Campeonato Brasileiro, previsto para começar no fim de junho. O ex-meia será auxiliado no São Paulo por PC Oliveira, que já foi técnico da Seleção Brasileira de Futsal e, no futebol de campo, da Ferroviária.
 
Na semana passada, Alex usou suas redes sociais para oficiar o acordo com o São Paulo. Em um texto, ele falou de sua admiração pelo Tricolor e agradeceu principalmente ao coordenador de futebol Muricy Ramalho, responsável por sua indicação.
 
 
O ex-camisa 10 foi ídolo do rival Palmeiras, onde marcou 78 gols e deu 56 assistências em 241 apresentações. No Verdão, ele conquistou como atleta a Copa do Brasil e a Copa Mercosul de 1998, a Copa Libertadores de 1999 e o Torneio Rio-São Paulo de 2000. 
 
 
Antes de acertar com o São Paulo, Alex chegou a conversar com a diretoria do Cruzeiro sobre a possibilidade de suceder Luiz Felipe Scolari, mas não houve avanço nas tratativas. Em seguida, o clube celeste fechou com Felipe Conceição.

 
Carreira como jogador


Ao longo de sua carreira como atleta, Alex jogou por Coritiba, Palmeiras, Flamengo, Parma da Itália, Cruzeiro, Fenerbahçe da Turquia e ainda vestiu a camisa da Seleção Brasileira. O craque pendurou as chuteiras em dezembro de 2014 no Coxa, clube que o revelou em 1995.

Pelo Cruzeiro, Alex foi o maestro em campo nas conquistas dos Campeonatos Mineiros de 2003 e 2004, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2003.
 
O meia jogou no Cruzeiro em duas passagens. A primeira foi de agosto a dezembro de 2001. Ele retornou à Toca da Raposa em setembro de 2002 a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo e permaneceu no clube celeste até maio de 2004, quando foi contratado pelo Fenerbahçe da Turquia.

Alex jogou 121 partidas pelo Cruzeiro, marcou marcou 64 gols e fez 61 assistências. 

Tags: alex sub-20 cruzeiroec interiormg futnacional saopaulosp