MMA
None

CORONAVÍRUS

NBA, F1, UFC e Champions: Confira eventos esportivos afetados pelo coronavírus Covid-19

Atletas como o zagueiro Daniele Rugani, da equipe de futebol Juventus/ITA, e o pivô Rudy Gobert, do time da NBA Utah Jazz foram infectados

postado em 12/03/2020 14:10 / atualizado em 12/03/2020 15:33

(Foto: George Frey; Andrej Isakovi; Oscar del Pozzo/AFP)
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) vem deixando o mundo em alerta. Afetando aspectos mais de cem países e territórios, a doença já tinha, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas de 124 mil casos confirmados até às 6h desta quinta-feira, dia no qual, horas mais tarde, foram confirmados os primeiros casos em Pernambuco. Nisso, uma série de eventos esportivos já foram cancelados ou adiados ao redor do globo e até a realização da Olimpíada vem sendo alvo de especulação. Assim, o Diario de Pernambuco traz uma atualização dos reflexos do Covid-19 no meio esportivo.

BASQUETE

A principal liga de basquete do mundo, NBA, anunciou, na noite da última quarta-feira, a suspensão da sua temporada regular. A decisão veio após o pivô do Utah Jazz, Rudy Gobert testar positivo para o coronavírus Covid-19. A Euroliga e a FIBA também anunciaram a suspensão de suas competições, depois que um jogador do Real Madrid contraiu a doença. O campeonato Chinês está suspenso, mas será retomado na primeira semana de abril.

TÊNIS

Considerados o “quinto Grand Slam do tênis”, o Masters 1000 e o WTA de Indian Wells foram cancelados. O Aberto de Xi'an (China), da WTA, também foi cancelado, enquanto algumas partidas da Copa Davis ocorreram sem público. Todos os torneios da ATP estão suspensos por 6 semanas, enquanto a WTA ainda não se pronunciou.

FORMULA 1

A categoria foi uma das primeiras do alto escalão esportivo a alterar seu calendário. O GP da China, que aconteceria em abril, foi adiado, enquanto o do Bahrein, na próxima semana, não terá público. Na manhã desta quinta-feira, a McLaren anunciou sua desistência do primeiro GP do ano, na Austrália, após um funcionário testar positivo para o coronavírus Covid-19. Quatro funcionários da Haas também estão isolados por suspeita da doença.

ESPORTES A MOTOR

A Formula E cancelou etapa na China e adiou outras na Indonésia e na ItáliaA MotoGP cancelou a primeira etapa, no Catar, e adiou as de Tailândia, EUA e Argentina. No Mundial de Endurance, a tradicional prova das 1000 Milhas de Sebring, penúltima antes das 24 Horas de Le Mans, foi cancelada após veto americano a voos vindos da Europa.

UFC

Evento marcado para o próximo sábado, em Brasília, o UFC Fight Night 170 deve acontecer com portões fechados após o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) decretar a suspensão de eventos com público superior a cem pessoas. Este será o primeiro evento de grande porte no Brasil com portões fechados por conta do coronavírus Covid-19.

VÔLEI

No Circuito Mundial de Vôlei de Praia, a etapa da China foi adiada, enquanto a de Bandar Abbas, no Irã, foi cancelada. O Campeonato Italiano também está paralisado, respeitando a ordem de paralisação de todos os eventos esportivos no país.

FUTEBOL

Campeonatos nacionais estão suspensos ou paralisados na Espanha, Itália, Holanda, Suíça, Áustria, Dinamarca, Grécia, Romênia, República Tcheca, Eslováquia, China, Japão, Coréia do Sul, Irã, Vietnã, Tailândia e Equador. As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 foram adiadas na Ásia e na América do Sul, influenciando, inclusive, o jogo da Seleção Brasileira em Pernambuco. A Eurocopa de 2020, disputada entre vários países europeus, também pode ser adiada para 2021.

Uma série de outras competições também vêm tendo jogos com portões fechados, com destaque maior à Champions League e à Liga Europa, principais torneios continentais europeus. Na primeira, inclusive, os jogos entre Juventus e Lyon e entre Manchester City e Real Madrid, foram adiados. Em termos de campeonatos nacionais, Alemanha, França, Portugal, Bélgica, Hungria, Polônia, Croácia, Bulgária, Bósnia e Herzegovina, Paraguai, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Marrocos, Egito e Emirados Árabes Unidos estão com portões fechados.

Nesse meio, entre outros, já foram contaminados com o coronavirus Covid-19, o zagueiro da Juventus Daniele Rugani, o atacante da Sampdoria Manolo Gabbiadini, ambos com passagens na Seleção Italiana, além do atacante King Udoh, do Pianese/ITA, primeiro identificado e o zagueiro Timo Hübers, do Hannover/ALE.