Tênis
None

TÊNIS

Novak Djokovic testa positivo para o novo coronavírus

Sérvio é a quinta pessoa envolvida com o Adria Tour a ser contaminada

postado em 23/06/2020 09:19 / atualizado em 23/06/2020 10:08

(Foto: AFP)
Tenista número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic testou positivo para o novo coronavírus. O resultado foi divulgado nesta terça-feira. Nas últimas semanas, Djokovic frequentou locais com aglomerações. Ele inclusive patrocinou o Adria Tour, torneio de exibição que já soma cinco infectados.

Djokovic é o quarto tenista, e a quinta pessoa envolvida com o evento a ser contaminada com o novo coronavírus. Antes dele, haviam confirmado o contágio o búlgaro Grigor Dimitrov, o croata Borna Coric e o sérvio Viktor Troicki - todos já integraram o Top 20 do ranking da ATP.

Também confirmaram caso positivo Marko Paniki, preparador físico de Djokovic, e Kristijan Groh, treinador de Dimitrov.

O Adria Tour é um torneio beneficente de exibição que ocorreu na região dos Bálcãs. A final do evento, que deveria ter acontecido no domingo (21), em Zadar, na Croácia, foi cancelada devido ao caso positivo de Dimitrov, número 19 do mundo.

A série de exibições contou com jogos na Croácia e também na Sérvia, com as colaborações dos governos locais. O evento surpreendeu o mundo do tênis por reunir até 4 mil pessoas em um dos jogos, sem atentar para o distanciamento social e para o uso de máscaras.

Como acontece em exibições, tenistas e organizadores participaram de diversos eventos paralelos, como jogos de futebol e de basquete, entrevistas e até festas em casas noturnas. Isso motivou seguidas críticas ao evento e ao próprio Djokovic.

Críticas


O mineiro Bruno Soares é um dos tenistas críticos à iniciativa do sérvio. Em entrevista ao podcast Match Point, Bruno detonou Djokovic e a forma como o evento foi feito, com festas e falta de protocolos durante os jogos.

"O resumo para mim disso aí é 'show de horrores'. Irresponsabilidade enorme, imaturidade gigante. Eu acho que eles foram totalmente displicentes... até me ajudem porque nem sei a palavra... Numa situação mundial que, por melhor que você esteja, nem que seja no Pólo Norte, com nenhum caso, você não vai sair fazendo festa, show de música, aglomeração e postando no Instagram. O mínimo de respeito com tudo que está acontecendo pelo mundo. Show de horror. Quando o Nick Kyrgios dá sermão é que o bicho pegou mesmo", destacou Bruno, citando o tesnista australiano.

Kyrgios escreveu o seguinte nas redes sociais: "Decisão de cabeça oca essa de prosseguir com a 'exibição' dos nossos companheiros. Desejo rápida recuperação, mas é isso que acontece quando você desconsidera todos os protocolos. Isto não é uma piada", afirmou Kyrgios. 

Tags: positivo coronavírus Novak Djokovic COVID-19