William sobre ranking da CBV e possível saída de Wallace: 'É uma punição ao bom trabalho realizado'
Depois de cinco anos, a principal dupla do melhor time brasileiro de vôlei da atualidade viverá a tão temida separação. William e Wallace, levantador e oposto, muito provavelmente não estarão juntos pelo Cruzeiro na próxima temporada. Um mecanismo da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) limita que um time tenha no máximo três jogadores de nível sete no ranking da entidade, e a Raposa ultrapassará a marca caso os dois permaneçam. Por isso, Wallace deverá deixar o Barro Preto. O levantador lamentou muito o provável afastamento e fez duras críticas ao ranking que, segundo ele, punirá o bom trabalho.
“Eu sempre deixei claro que não sou a favor do ranking. O time que tem o maior investimento vai contratar os melhores jogadores e isso acontece no mundo inteiro, em todos os esportes. É complicado, provavelmente a gente será punido pelo ranking. Uma discussão que temos nos bastidores é que o Cruzeiro nunca contratou um jogador de sete pontos. Wallace chegou com dois, eu cheguei com quatro, cinco, vindo da Argentina, ninguém conhecia. O time cresceu, conquistou muita coisa, fomos valorizados nesse tempo. É uma punição ao bom trabalho realizado. É uma situação ambígua, complicada”, pontuou.
“O clube que nos projetou, deu oportunidade de crescimento, fez com que a gente chegasse nos sete pontos vai ser punido e eu não acho justo. Deveria valer uma somatória, não sei. O trabalho bem feito de uma equipe vai ter que ser desmanchado porque a gente conquistou muita coisa. Resumindo, trabalhamos bem e, por esse motivo, teremos que desmanchar o time. É estranha a situação”, completou o leventador.
William e Wallace no início do projeto, em 2011
William demonstrou profunda tristeza com a provável saída de Wallace. Companheiros há cinco anos, os dois também estão juntos na Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Bernardinho, e estão na pré-lista para a Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto. “É triste, não só pelos atletas, pela família que formamos aqui e pelo carinho que temos um pelo outro, mas pelo projeto, pela formação de atletas. Nenhum jogador aqui foi contratado com sete pontos. Evoluiu junto e, por ter alcançado sete pontos, vai ser punido. É uma situação bem complicada de ser pensada”, insistiu.
Permanência
Ao que tudo indica, William permanecerá no Cruzeiro na próxima temporada. O jogador confirmou que iniciou negociações e que deverá ter novidades no decorrer da semana. “É uma fase complicada, muita especulação. Aparecem as propostas, mas oficialmente as conversas ainda são aqui no clube, a prioridade é do Cruzeiro. A gente está começando a conversar sobre renovação agora, no decorrer da semana teremos alguma coisa, tanto para bom quanto para ruim”, finalizou.
Jogadores do time de vôlei do Cruzeiro em evento no Barro Preto