Vôlei
None

SUL-AMERICANO DE VÔLEI

Em tarde de Carol Gattaz, Minas vence Praia e conquista o tetra do Sul-Americano de Vôlei

Na Arena JK, minas-tenistas fizeram 3 a 0 e garantiram vaga para o Mundial

postado em 23/02/2019 15:12 / atualizado em 23/02/2019 15:55

<i>(Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)</i>
O Minas conquistou o tetracampeonato do Sul-Americano Feminino de Vôlei, na tarde deste sábado, ao bater o Praia Clube, na Arena JK, por 3 sets a 0 (25/21, 25/16 e 26/24). Com isso, o time minas-tenista garantiu vaga para disputar o Mundial de Clubes, que será disputado em dezembro, na China.

No ano passado, Minas e Praia também disputaram o Mundial. As minas-tenistas ficaram com o vice-campeonato, perdendo para o campeão Vakifbank, da Turquia, na decisão. Já a equipe do Triângulo terminou na quarta colocação, depois de ser derrotada pelo também turco Eczacibasi na disputa pelo bronze.
 
A partida desta tarde teve o destaque da central Carol Gattaz, que brilhou tanto no bloqueio, como no ataque do Minas.

O Minas venceu o Sul-Americano em 1999, 2000, 2018 e 2019. Com o título, o time conquista a Triplice Coroa na temporada, com os triunfos no Campeonato Mineiro e Copa Brasil.

O San Lorenzo ficou com o terceiro lugar da competição, ao vencer o Boca Juniors, mais cedo, por 3 sets a 0, também na Arena JK.

Primeiro e segundo colocados da Superliga Femininas, Minas e Praia voltam a focar na competição nacional. Na terça-feira, as minas-tenistas visitam o Sesc-RJ, às 21h, na Arena Carioca. A equipe de Uberlândia, por sua vez, recebe, no mesmo dia, às 19h30, o Osasco.

Minas aproveita apagão do Praia

O jogo começou com o Minas abrindo dois pontos de vantagem no placar. O Praia não se entregou e logo foi buscar a virada em 3 a 2. O time de Uberlândia aproveitava melhor os contra-ataques em meio aos rallys. As minas-tenistas, então, voltaram a equilibrar o jogo igualando em 6 a 6, mas viu a equipe do Triângulo abrir dois pontos. A virada veio e logo o Minas fez 10 a 8, em um bloqueio de Bruna Honório. A diferença aumentou em três pontos, obrigando o técnico Paulo Coco a parar o jogo.

A bronca pouco adiantou. Fabiana errou o ataque em seguida e a distância foi para quatro pontos, ‘gordura’ suficiente para o Minas conduzir o primeiro set. Paulo Coco apostou em Rosamaria, mas a ponteira pouco conseguiu fazer, assim como o restante do time, que mostrava pouco poder de reação. E no ataque da Lana as minas-tenistas fecharam a primeira parcial em 25/21.

Praia começa bem, mas Minas volta a ‘passear’ no jogo

O Praia voltou melhor para o segundo set. O Minas começou na frente, mas a equipe de Uberlândia logo virou em 4 a 2, embalado pelos sucessivos bloqueios. O time da casa até empatou, mas as visitantes seguiram marcando, até abrir um 8 a 4 no placar. As minas-tenistas equilibraram tudo. Comandadas por Gabi e Carol Gattaz, viraram em 10 a 8. Paulo Coco teve que parar o jogo para orientar o Praia.

As orientações não surtiram efeito, e Gattaz continuava fechando a porta e atacando o Praia. A central se tornou a opção de segurança do Minas. Com isso, o time da casa construiu 15 a 9 no placar. Paulo Coco tentava todas as opções. Mal na parcial, Nicole Fawcett chegou a ser substituída. Mas nada adiantou, o set já estava encaminhado ao time minas-tenistas. A parcial foi fechada com o destaque da partida: Carol Gattaz, que afundou a bola na quadra adversária, fazendo 25/16.

Minas toma susto, mas garante o título

Para o terceiro set, Paulo Coco apostou em um Praia com Ananda e Rosamaria entre as titulares. A parcial começou equilibrada, com várias alternâncias no placar, mas o Minas abriu dois pontos em 6 a 4 quando as adversárias erraram o saque. O time da casa seguiu pontuando com Carol Gattaz e vários bloqueios. Com isso, as minas-tenistas abriram 10 a 5.

O Praia tentava de todas as maneiras diminuir a diferença e seguir vivo na partida. Os passes rápidos facilitaram a vida do time, que chegou a ficar distante em dois pontos (13 a 11). Isso fez com que Stefano Lavarini parasse a partida. O time de Uberlândia ameaçou ainda mais, ficando a um ponto do Minas, que reagiu e abriu três em seguida. Eis que Fernanda Garay entrou em cena e se destacou, sendo protagonista na virada em 18 a 19.

O equilíbrio que faltou nos dois primeiros sets, sobrou no terceiro. O Minas reagiu em quadra e Natália comandou a virada do Minas em 22/20. O Praia não desistiu e buscou o empate. A alternância no placar ultrapassou os 25 pontos, tendo fim com o bloqueio do Minas, que fechou a partida em 26/24.

Minas: Carol Gattaz, Bruna Honório, Gabi, Mara, Natália, Macris e a líbero Léia. Técnico: Stefano Lavarini. 
Entraram: Bruninha, Georgia, Lana e Mayany

Praia Clube: Carli Lloyd, Nicole Fawcett, Fernanda Garay, Michelle, Carol, Fabiana e a líbero Suelen. Técnico: Paulo Coco
Entraram: Rosamaria, Ananda e Paula

Tags: sul-americano de volei praia clube minas