Vôlei
None

SUL-AMERICANO MASCULINO DE VÔLEI

Cruzeiro e Minas buscam manter hegemonia mineira no Sul-Americano Masculino de Vôlei

Clubes estreiam na competição nesta terça, na Arena JK, em BH

postado em 25/02/2019 22:00 / atualizado em 25/02/2019 22:14

<i>(Foto: Orlando Bento/MTC)</i>
Cruzeiro e Minas serão os representantes do Brasil no Campeonato Sul-Americano Masculino de Vôlei. A competição continental começa nesta terça-feira, às 18h (horário de Brasília), e vai até sábado de carnaval, 2 de março. As partidas serão disputadas na Arena JK, em Belo Horizonte

O Cruzeiro, campeão das últimas três edições, estreia nesta terça, às 20h. O rival será o tradicional UPCN, de San Juan, na Argentina. Os dois clubes já se enfrentaram em três finais sul-americanas (2012, 2014 e 2015), sendo que os mineiros venceram nos dois primeiros anos. Com cinco títulos conquistados, a equipe celeste é a maior vencedora da competição, ao lado de Paulistano e Clube Banespa.

“Será mais um torneio difícil, mas vamos jogar em Belo Horizonte, onde os familiares, os torcedores, todos podem acompanhar, e vamos firmes em busca do hexacampeonato”, afirmou o técnico cruzeirense Marcelo Méndez.

O experiente líbero Serginho, de 40 anos, participou de todas as conquistas do Cruzeiro no Sul-Americano. O jogador relembrou a final de 2014, contra o UPCN, mesmo adversário desta noite, em que terminou com título cruzeirense após tie-break.

“O UPCN é um adversário sempre difícil. A gente já se conhece muito, jogamos contra eles em Mundial também, e o jogo mais complicado foi mesmo essa final de 2014, no Minas. Eles abriram 2 a 0, nós levamos o jogo para o tie-break, e a reta final da partida foi emocionante. É um time que vem sempre com sangue no olho. É um vôlei um pouco diferente do nosso, com menos força, mas muita paciência, muita defesa, e temos que entrar agora na estreia como se fosse uma final. Precisamos ficar atentos e vamos brigar muito por essa vitória, que será muito importante nos cruzamentos da fase final”, destacou o líbero Serginho.

Minas abre torneio

Anfitrião dessa edição do Sul-Americano, o Minas abrirá o torneio às 18h desta terça contra o Obras de San Juan, da Argentina. O clube mineiro conquistou o torneio em 1984, 1985 e 1999. 

O levantador e capitão do Minas, Marlon, disse que o elenco está ansioso para tentar o tetracampeonato continental dentro de casa. “As expectativas são enormes, principalmente pelo rendimento que a equipe vem tendo com a final da Copa Brasil e na Superliga e as expectativas aumentaram muito em relação a resultado. Obviamente que continuamos correndo atrás de um melhor desempenho e este Sul-Americano vai mostrar nosso potencial, já que temos confrontos internacionais”.

Marlon, de 41 anos, volta à quadra após se recuperar de uma lesão no dedo. Segundo o levantador, a conquista do Minas no Sul-Americano Feminino, no último sábado, aumenta a responsabilidade do time masculino na competição. “O resultado do feminino aumenta ainda mais a atenção para o nosso time e isso nos dá uma responsabilidade ainda maior. Contamos com uma final e vamos em busca do título.

Pausa na Superliga

Por conta do Sul-Americano, a Superliga terá uma pausa do dia 28 de fevereiro até o dia 9 de março. O Cruzeiro lidera a competição nacional com 48 pontos e 17 vitórias em 19 jogos. O Minas é o sexto colocado, com 30 pontos.

Clubes participantes

Obras de San Juan (Argentina) - Participará da competição após conquistar a Copa da Argentina de Voleibol Masculino 2017/18. O clube conta com o ponteiro Rodrigo Quiroga, que defendeu o Minas na temporada 2012-13. 

Nacional (Uruguai) -  Clube é o atual vice-campeão da Superliga uruguaia. O Nacional disputou pela última vez em 2014, quando estava na fase de grupos e terminou a competição sem nenhuma vitória. 

UPCN (Argentina) - Um dos principais clubes argentinos, o UPCN, atual campeão nacional, conquistou o Sul-Americano duas vezes, sendo que nas ocasiões, bateu o Minas, em 2013, e o Cruzeiro, em 2015. 

Regatas Lima (Peru) - É o atual campeão da Superliga peruana. 

Regulamento
A competição contará com seis equipes: Minas (BRA), Obras (ARG) e Nacional (URU) pelo Grupo A, e Cruzeiro (BRA), UPCN (ARG) e Regatas Lima (PER) pelo Grupo B. Os dois melhores de cada chave avançam para a semifinal, e os vencedores disputam a grande final.

Ingressos

Os ingressos para o Sul-Americano de Clubes serão vendidos pelo Minas Tênis Clube através do site eventim.com.br, e também antes das partidas na bilheteria da Arena (Rua da Bahia, 2244, Lourdes). O tícket, válido para os dois jogos do dia custa R$20 a inteira e R$10 a meia-entrada.

Campeonato Sul-Americano de Clubes 2019

Arena Minas – 26 de fevereiro a 2 de março

Grupo A

Terça, 26 de fevereiro, às 18h – Minas x Obras de San Juan

Quarta, 27 de fevereiro, às 18h – Minas x Nacional

Quinta, 28 de fevereiro, às 18h – Obras de San Juan x Nacional

Grupo B

Terça, 26 de fevereiro, às 20h – Cruzeiro x UPCN

Quarta, 27 de fevereiro, às 20h – Cruzeiro x Regatas Lima

Quinta, 28 de fevereiro, às 20h – UPCN x Regatas Lima

Semifinais

Sexta-feira – 1º de março – às 19h30 e 21h30 

Final

Sábado – 2 de março, às 20h30

Tags: cruzeiroec maisesportes cruzeiro minas vôlei