Cruzeiro
None

CRUZEIRO

STJD acata denúncia e abre processo contra Benecy; cartola pode ser multado e até banido

Dirigente declarou em entrevista que tentou comprar juiz antes de jogo do Cruzeiro

postado em 20/01/2016 11:19 / atualizado em 20/01/2016 12:25

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou nesta quarta-feira que acatou a denúncia e abriu processo contra Benecy Queiroz, que declarou que tentou comprar um árbitro antes de uma partida do Cruzeiro, na década de 1980. Segundo o comunicado, o supervisor de futebol da Raposa corre risco de receber multa, ser suspenso ou até banido do esporte, em caso de reincidência. O julgamento do cartola ainda não foi marcado.

O comunicado do STJD frisa que a Procuradoria analisou a gravação da polêmica entrevista dada por Benecy ao programa Meio de Campo, da Rede Minas. Após a averiguação do material, a Justiça Desportiva declarou que “a conduta do denunciado contraria os princípios do esporte e se apresenta em rota de colisão com o fair play desportivo e com o equilíbrio das competições”.

Dessa forma, o Tribunal enquadra a situação do cartola nos artigos 237 e 241 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. As punições variam conforme o desenrolar do julgamento. Caso receba uma pena mais branda, Benecy terá que pagar apenas uma multa que varia entre de R$ 100 a R$ 100 mil. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê também uma suspensão de 360 a 720 dias, mas os artigos 42 e 62 do Código Disciplinar do FIFA pedem o banimento definitivo em casos como o do dirigente celeste.

Resumo do 'caso Benecy'

Funcionário do Cruzeiro há 45 anos, Benecy Queiroz declarou em entrevista à Rede Minas, no último dia 09, que tentou comprar um juiz antes de uma partida do clube nos anos 80. Dois dias após a declaração, o cartola leu um comunicado na Toca da Raposa II em que afirmou que tudo não passou de uma piada. Sem dar espaço para que os jornalistas fizessem perguntas, o dirigente comunicou que iria “desacelerar” de suas funções na equipe.

Na sequência, a assessoria de imprensa do Cruzeiro emitiu uma nota em que confirmava o afastamento do supervisor de futebol, que seria submetido a um tratamento médico durante período indeterminado.

Tags: cruzeiro stjd benecy punição raposa seriea futnacional