Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Possível nomeação de Itair Machado pode decretar saída de Bruno Vicintin e efeito dominó no Cruzeiro; Mano analisa futuro

Ex-presidente do Ipatinga é um dos grandes aliados de Wagner Pires de Sá, presidente eleito e que tomará posse no clube em 31 de dezembro

postado em 03/10/2017 17:24 / atualizado em 03/10/2017 17:43

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Depois de atravessar dois de seus principais eventos em 2017, a decisão da Copa do Brasil e a eleição presidencial, o Cruzeiro passa a respirar nos bastidores o planejamento para 2018. Eleito novo mandatário na noite dessa segunda-feira, Wagner Pires de Sá deverá iniciar a transição com Gilvan de Pinho Tavares a partir desta quarta-feira, embora a posse oficial seja apenas em 31 de dezembro. Ele terá pela frente decisões importantes, sendo a principal delas a escolha do homem forte do futebol a partir da próxima temporada. Aliado durante toda campanha, o ex-presidente do Ipatinga, Itair Machado, aspira uma posição de chefia no departamento. Já o vice de futebol, Bruno Vicintin, é a favor da manutenção da estrutura atual e deixará o clube se Wagner confirmar a nomeação de Itair.

Ramon Lisboa/EM/D. A Press
Independentemente disso, o Superesportes apurou que Vicintin está propenso a não aceitar o convite de Wagner Pires de Sá para continuar no clube. A necessidade de voltar a dar atenção aos seus negócios particulares e aos familiares pesa na iminente decisão. Ele está no clube desde 2012, participou dos títulos brasileiros de 2013 e 2014, da recente conquista da Copa do Brasil, mas passou por muito desgaste entre 2015 e 2016.
 
Durante a transição de Wagner Pires de Sá, estão previstas reuniões com Vicintin. O novo presidente conta com seu vice, Hermínio Francisco Lemos, velho amigo de Bruno, para convencê-lo a permanecer na Toca II.

A eventual confirmação da saída de Bruno Vicintin poderá gerar mudanças profundas no departamento de futebol. O gerente Tinga, por exemplo, já confidenciou a pessoas próximas que não seguirá em Belo Horizonte nesse cenário. Ele já recebeu sondagens de outros clubes para participar da gestão, dentre eles o Internacional. O futuro do diretor de futebol Klauss Câmara é o mais incerto, ainda mais se Itair for anunciado. Na base, a tendência é que Antônio Assunção, atual superintendente, seja mais um a se desligar.

A reportagem tentou contato com Itair Machado, mas ele não atendeu aos telefonemas e nem respondeu as mensagens. Em entrevista ao Superesportes antes da eleição, o ex-presidente do Ipatinga assegurou que ajudou Wagner Pires de Sá na campanha por amizade, não por ter promessa de assumir algum cargo no departamento de futebol.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Futuro de Mano incerto 

Antes mesmo da decisão da Copa do Brasil, Mano Menezes já havia comentado com pessoas próximas que dificilmente seguiria no Cruzeiro. O técnico atribuía esse desejo ao desgaste natural de muitos meses de trabalho e à ambição por novos projetos. O vínculo atual vai até 31 de dezembro. Um dos seus objetivos de carreira é liderar o São Paulo, embora seja o Palmeiras o clube que sondou o treinador nos últimos dias.

Oficialmente, em entrevista à reportagem, Gilvan de Pinho Tavares diz apostar todas suas fichas na permanência da estrutura do futebol, inclusive do técnico Mano Menezes. Nessa segunda, ele reforçou a confiança. “O nosso treinador já está sabendo que vamos conversar para ver se a gente chega à frente de outros clubes. Não podemos perder outros jogadores que podem fortalecer o Cruzeiro. Foi assim que fizemos em 2012 ao formar aquele time que nos deu tanta alegria em 2013 e 2014. Começamos a montar o time em outubro para começar a pré-temporada seguinte em janeiro. Vamos fazer a mesma coisa agora. O Wagner, o Hermínio e o Granata (Ronaldo Granata, 2º vice) estarão comigo, com o Bruno Vicintin e o Antônio Assunção (superintendente da base) avalizando as coisas”, disse.

Vote na melhor opção para o Cruzeiro em 2018:

Tags: Copa do Brasil Mano Menezes cruzeiro interiormg seriea