MMA
None

UFC FIGHT NIGHT 102

Lenda do MMA, BJ Penn é massacrado por Yair Rodríguez em volta ao octógono do UFC

Veterano foi nocauteado pelo mexicano na luta principal do evento em Phoenix

postado em 16/01/2017 09:12 / atualizado em 16/01/2017 09:26

Getty Images

Considerado uma lenda das artes marciais mistas, BJ Penn teve retorno amargo ao octógono do Ultimate Fighting Championship. Após dois anos e meio de aposentadoria, o havaiano teve choque de gerações com o jovem Yair Rodríguez, na luta principal do UFC Fight Night 102, em Phoenix, nesse domingo, e acabou atropelado. O mexicano não deu chances ao veterano de 38 anos e garantiu o triunfo por nocaute técnico, a 24seg do segundo round.

"Obrigado a todos que vieram aqui torcer por mim. Essa foi uma luta incrível para mim, pois enfrentei uma lenda hoje. Só quero agradecer ao BJ Penn por aceitar a luta comigo e dizer que o respeito muito. Ele merece todo o respeito do mundo. Obrigado ao UFC por me dar oportunidades como essa", comentou Rodriguez, ainda no octógono.

No primeiro assalto, BJ Penn foi neutralizado nas tentativas de quedas e partiu para a trocação, até ser atingido por uma forte canelada no rosto, desferida pelo ‘Pantera’.  O mexicano aproveitou, passou a se soltar no octógono e castigou o adversário, que balançou, mas conseguiu sobreviver à sessão de golpes. No início do segundo round, Yair Rodríguez conectou forte chute e um soco, e o havaiano desabou. Ele tentou se proteger ao ser atingido no ground and pound, mas o árbitro interrompeu a luta, decretando nocaute técnico.

Ex-campeão dos pesos leves e meio-médio, BJ Penn estava fora desde julho de 2014, quando acabou derrotado na trilogia contra Frankie Edgar e decidiu se aposentar. O ‘Prodígio’não vence uma luta desde novembro de 2010. O revés contra Yair Rodríguez foi o quarto em sequência do havaiano, além de um empate. Em todo o cartel, esta foi a 11ª derrota em 29 lutas do veterano.

Já Yair Rodríguez emplacou a sexta vitória seguida no UFC. O mexicano de 25 anos agora tem cartel de dez triunfos e apenas uma derrota. O nocaute sobre BJ Penn deve fazer o ‘Pantera’ deixar a décima posição no ranking do peso pena e subir alguns degraus.

Brasileiro vence e leva prêmio extra

Getty Images


Único brasileiro escalado para o UFC em Phoenix, Augusto Tanquinho bateu Frankie Saenz por decisão dividida, se recuperando de derrota sofrida na estreia pela organização, contra o atual campeão do peso galo, Cody Garbrandt. O carioca ainda embolsou o prêmio extra de US$ 50 mil pela ‘Luta da Noite’, a exemplo do adversário. Já os prêmios de Performance da Noite ficaram com Yair Rodríguez e o russo Aleksei Oleinik, que finalizou Viktor Pesta com uma chave Ezequiel, algo ainda não visto no octógono.

Confira os resultados completos do UFC Phoenix:

CARD PRINCIPAL

Yair Rodriguez derrotou BJ Penn por nocaute técnico no segundo round
Joe Lauzon derrotou Marcin Held por decisão dividida (27-30, 29-28, 29-28)
Ben Saunders derrotou Court McGee por decisão unânime (triplo 29-28)
Sergio Pettis derrotou John Moraga por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)


CARD PRELIMINAR

Drakkar Klose derrotou Devin Powell por decisão unânime (triplo 30-27)
Augusto Tanquinho derrotou Frankie Saenz por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Aleksei Oleinik derrotou Viktor Pesta por finalização no primeiro round
Tony Martin derrotou Alex White por decisão unânime (triplo 30-27)
Nina Ansaroff derrotou Jocelyn Jones-Lybarger por finalização no terceiro round
Walt Harris derrotou Chase Sherman por nocaute no segundo round
Joachim Christensen derrotou Bojan Mihajlovic por nocaute no terceiro round
Cyril Asker derrotou Dmitrii Smoliakov por nocaute técnico no primeiro round

Tags: bj penn ufc phoenix yair rodriguez