Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Lucas Silva chega a BH com festa da torcida e se diz pronto para jogar pelo Cruzeiro

Jovem volante foi emprestado pelo Real ao clube celeste até junho de 2018

postado em 31/01/2017 23:17 / atualizado em 01/02/2017 10:25

Marcos Vieira/EM/D.A. Press
O prazo apertado entre anúncio e desembarque não impediu a torcida do Cruzeiro de prestigiar a chegada de Lucas Silva no Aeroporto de Confins, na noite desta terça-feira, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Oficializado pelo Cruzeiro às 15h30, o volante pisou em solo mineiro por volta das 22h30, com muita festa dos cruzeirenses, que reencontraram um dos personagens do bicampeonato brasileiro conquistado em 2013 e 2014. Lucas retorna por empréstimo de dois anos depois de ter sido negociado por 13 milhões de euros com o Real Madrid.

"Mesmo longe, sempre acompanho o Cruzeiro. É um time pelo qual tenho um carinho muito grande. Se reforçou muito bem para esta temporada, com jogadores de qualidade, e vejo o time cada vez mais entrosado. Espero conquistar mais títulos como na última passagem pelo profissional", disse. "Estava treinando normalmente no Real Madrid, me sinto muito bem fisicamente. Preciso apenas de ritmo de jogo e o que mais quero agora é entrar em campo", complementou o volante, que ainda comemorou o retorno.

"Assim que deu tudo certo, fiquei bastante feliz. Logo quando comentei com minha família, eles ficaram bem felizes. O Cruzeiro é a minha casa, onde me sinto bem, onde minha vida profissional se iniciou, deslanchou. Fico feliz de voltar, de ter o carinho, o reconhecimento e espero corresponder dentro de campo", finalizou.

Mais cedo, em entrevista à Fox Sports, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, exaltou o desejo do de volante de voltar à Toca II. “Nosso objetivo com o Lucas é fortalecer o grupo (...) O elenco já estava fechado antes do Lucas, mas tenho que tornar público que ele demonstrou uma vontade, um esforço muito grande quando o Real demonstrou interesse em emprestá-lo ao mercado brasileiro. Ele deixou bem claro que para voltar ao Brasil, só queria para o Cruzeiro. Isso é uma atitude de ídolo, de querer voltar para o clube que o formou”, disse.   

Lucas Silva está sem atuar oficialmente desde 17 de abril de 2016, quando participou de 67 minutos na derrota do Olympique de Marselha, clube para o qual ele estava emprestado e que foi derrotado, na ocasião, pelo Monaco, pelo Campeonato Francês. Desde então, ele teve uma negociação frustrada para o Sporting de Lisboa, por supostos problemas cardíacos, e apenas treinou no elenco do Real, sem ser utilizado.

Da base à glória

Lucas chegou ao Cruzeiro em 2007 e teve toda a sua formação nas categorias de base celeste. Aos 19 anos, em 18 de julho de 2012, fez sua estreia pelo time profissional diante da Portuguesa, em São Paulo, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Natural de Bom Jesus de Goiás, ganhou destaque no time bicampeão brasileiro nos anos de 2013 e 2014. No total, realizou 93 jogos com a camisa celeste, tendo marcado quatro gols e conquistado dois títulos do Campeonato Brasileiro e um do Campeonato Mineiro.

As boas atuações pela Raposa renderam ao atleta convocações para as Seleções Brasileiras de base. Com a amarelinha, conquistou o Torneio de Toulon, em 2014, mesmo ano em que figurou na seleção do Brasileirão, recebendo os prêmios Bola de Prata, da Revista Placar e ESPN, e também o Craque do Brasileirão, oferecido pela CBF.

Em janeiro de 2015, Lucas foi vendido ao Real Madrid por 13 milhões de euros, R$ 39 milhões à época.

Trajetória na Europa

Lucas Silva atuou apenas no primeiro semestre de 2015 pelo Real Madrid, sob o comando do italiano Carlo Ancelotti. Foram nove partidas pelo clube merengue, quatro delas como titular, e um total de 424 minutos em ação. O volante fez uma partida pela Liga dos Campeões da Europa e oito pelo Campeonato Espanhol.

Sem conseguir espaço no clube espanhol, Lucas Silva foi emprestado ao Olympique de Marselha, da França, na temporada europeia 2015/2016. Nesse novo desafio, o volante teve altos e baixos, mas atuou com bastante frequência. Foram 33 partidas, 17 delas como titular. Ao todo, esteve em campo por 1.665 minutos.

Na trajetória francesa, Lucas Silva entrou em campo seis vezes pela Liga Europa, 22 pelo Campeonato Francês, duas pela Copa da França e duas pela Copa da Liga Francesa.

Ao fim do contrato de empréstimo de um ano, Lucas Silva foi devolvido pelo Olympique ao Real Madrid. Fora dos planos de Zinedine Zidane, o volante acabou cedido novamente, dessa vez ao Sporting de Lisboa. No entanto, depois de uma bateria de exames, o clube português desistiu do negócio alegando que Lucas tinha problemas cardíacos.

Desde então, Lucas Silva passou por avaliações clínicas e físicas no Real Madrid, sem que qualquer problema grave fosse constatado. O jogador voltou a treinar normalmente com o elenco merengue em Madrid, em outubro do ano passado, mas sem ter qualquer oportunidade com o técnico Zidane.

Agora, com a volta ao Cruzeiro por um ano e meio, o jogador de 23 anos terá a chance de reconquistar prestígio no futebol. Na Toca, ele brigará por um lugar no meio-campo com Henrique, Ariel Cabral, Hudson, Lucas Romero, Robinho e Lucas Ventura, recém-promovido da base.

Tags: lucas silva cruzeiro mercadobola futinternacional espanholfut