Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Artilheiro 'improvável' do Cruzeiro, meia Rafinha ganha elogios de Mano Menezes: 'Perfeito no cumprimento das funções'

'Motor do time', camisa 18 é o goleador do time, com cinco gols em sete jogos

postado em 18/02/2018 18:00 / atualizado em 18/02/2018 23:03

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
O meia Rafinha, de 34 anos, nunca foi um goleador nato na carreira, mas especialmente neste início de temporada tem surpreendido positivamente. Ao marcar na vitória por 1 a 0 sobre o Villa Nova, nesse sábado, no Mineirão, o jogador chegou a cinco tentos em sete partidas e se manteve na artilharia do Campeonato Mineiro. O bom momento rendeu elogios por parte do técnico Mano Menezes, que destacou outras virtudes do atleta além da "fase de camisa 9".

“Rafinha jogou no ano passado, se não me engano, 48 jogos (na verdade foram 55). E 48, numa temporada de 70 (partidas), é para um jogador considerado titular. Taticamente é um jogador perfeito no cumprimento das funções que lhes são atribuídas. E neste ano está nos surpreendendo positivamente com esse faro de artilheiro que eu não sabia que ele tinha tanto. O futebol é assim, você precisa respeitar aquilo que está acontecendo dentro de campo e ser justo com os jogadores. É isso que o jogador respeita do técnico: ser justo com as coisas que são coerentes dentro de campo. Aí não tem problemas de relacionamento”.

Esperava-se que Fred, principal contratação do Cruzeiro em 2018, fosse o artilheiro do time no Estadual. O centroavante, contudo, balançou a rede apenas uma vez, tal como o lateral-esquerdo Marcelo Hermes e os meias Mancuello, Robinho, Arrascaeta e Thiago Neves. Mano Menezes espera que Rafinha, considerado o "motor da equipe", continue aproveitando o bom momento particular.

“Correr ele sempre correu muito. O Rafinha foi meu jogador no Grêmio, em 2006. Foi formado no São Paulo e emprestado para a gente. Já era o 12º da equipe e sempre entrava bem. É um jogador com característica de não demorar a entrar no jogo, o que é importante para um técnico quando precisa. Agora ele está mais experiente. Antes servia para os outros. Agora a bola está sobrando para ele. Como exemplo, o último lance do jogo. A bola foi chutada, o goleiro deu rebote e sobrou para quem? Para o Rafinha (chutou para fora). O futebol é assim, tem seus momentos e a gente respeita muito isso”.

Líder do Estadual, com 19 pontos, o Cruzeiro se reapresenta para os treinamentos na manhã desta segunda-feira, às 10 horas, na Toca da Raposa II. Mano Menezes começará a preparar o time para o duelo com o Boa, às 16h30 do próximo sábado, no Mineirão, pela oitava rodada do Mineiro. Já na terça-feira, dia 27, a equipe celeste pegará o Racing-ARG às 21h30 (de Brasília), em Avellaneda, na Argentina. Será o duelo de estreia no Grupo 5 da Copa Libertadores.

Relembre, abaixo, outros artilheiros "improváveis" do Cruzeiro

Tags: Mano Menezes futnacional interiormg análise técnico cruzeiro rafinha