Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Lateral Giovanni Palmieri pode aumentar lista de saídas do Cruzeiro em 2020

Jogador vem treinando separado do grupo principal da Raposa

postado em 17/11/2020 16:46 / atualizado em 18/11/2020 09:11

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Cruzeiro pode chegar à marca de 10 reforços liberados se conseguir um clube para Giovanni Palmieri. O Superesportes apurou que o lateral-esquerdo vem treinando separado do grupo principal desde que se recuperou de edema na coxa esquerda. Ele não está nos planos do técnico Luiz Felipe Scolari, que vem elogiando com frequência a evolução do atual titular, Patrick Brey, e conta ainda com o jovem Matheus Pereira, de 19 anos, recém-curado de torção no joelho esquerdo.

O último jogo de Giovanni pelo Cruzeiro foi em 8 de outubro, na derrota por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa, no Mineirão, pela 14ª rodada da Série B. Na ocasião, o lateral entrou como titular em razão da ausência de Matheus Pereira, que havia testado positivo para a COVID-19. O atleta foi substituído por Rafael Luiz aos 35 minutos do segundo tempo após enfrentar dificuldades para marcar o ponta-direita Pimentinha, responsável pela assistência para Caio Dantas fazer o segundo gol maranhense.

Giovanni, que foi contratado por indicação de Enderson Moreira, chegou a ser colocado para treinar separado do elenco no início de setembro, juntamente com Patrick Brey, João Lucas, Welinton e Judivan. Na ocasião, houve um desencontro na justificativa: a comissão atribuiu à diretoria, que, por sua vez, colocou a decisão na conta dos profissionais que avaliam o desempenho nos treinamentos.

A reintegração de Giovanni ocorreu a pedido de Ney Franco, substituto de Enderson. Além da titularidade diante do Sampaio Corrêa, o lateral ficou no banco contra Avaí (derrota por 1 a 0), Ponte Preta (vitória por 3 a 0), Cuiabá (derrota por 1 a 0) e Oeste (empate por 0 a 0). Com a chegada de Felipão ao clube, não figurou entre os relacionados uma vez sequer.

Vinculado ao Cruzeiro até 31 de dezembro de 2021, Giovanni marcou um gol e deu uma assistência em oito jogos (seis na Série B, um na Copa do Brasil e um no Troféu Inconfidência). Nesta terça-feira, ele realizou as atividades no período da tarde em companhia de dois colegas que também estão em vias de deixar a Toca II: o meia Marquinhos Gabriel e o atacante Zé Eduardo.

Marquinhos Gabriel já havia comunicado a Felipão a intenção de não fazer mais parte do elenco. Clubes como Fortaleza e Bahia sondaram o jogador de 30 anos, mas não formularam uma proposta. Com contrato até dezembro de 2021, o meia tem remuneração integral bem acima do teto de R$ 150 mil e aceitou repactuar parte dos salários para serem pagos em 20 parcelas a partir de abril de 2021.

Zé Eduardo, por sua vez, recebeu advertência da diretoria por ter faltado aos treinos de sábado e segunda-feira sem autorização prévia. A ausência se deu após negociação frustrada para ser emprestado ao América de Natal, que disputa a Série D. O staff do atleta informou ao Superesportes que ele já foi avisado de Felipão não vai aproveitá-lo, embora o Cruzeiro adote um discurso diferente. Segundo o clube, o atacante de 21 anos está à disposição das atividades programadas pela comissão técnica.

Em 2020, a Raposa liberou nove das 20 contratações: o lateral-direito Daniel Guedes, o zagueiro Marllon, o lateral-esquerdo João Lucas, o volante Jean, os meias Everton Felipe e Matheus Índio, e os atacantes Angulo, Jhonata Robert e Roberson. Até o momento, 52 jogadores foram escalados por cinco técnicos: Adilson Batista, Enderson Moreira, Ney Franco, Célio Lúcio (interino) e Scolari. A lista superará 55 com as utilizações do meia Giovanni, do atacante Rafael Sobis e de mais dois possíveis reforços.


Tags: treino Cruzeiro Giovanni lateral-esquerdo serieb interiormg mercadobola