MMA
None

UFC 165

Jon Jones venceu polêmico quarto round por unanimidade, segundo juízes

Contagem dos jurados em Toronto foi divulgada por comissão atlética local

postado em 23/09/2013 22:14 / atualizado em 23/09/2013 22:50

Al Bello/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

O resultado foi contestado por muitos, mas, pelo menos para os três juízes laterais que trabalharam no UFC 165, a vitória de Jon Jones diante de Alexander Gustafsson foi incontestável. Pela contagem dos jurados, ‘Bones’ foi declarado vencedor, por unanimidade: 48 a 47, 48 a 47 e 49 a 46. E os dois últimos rounds foram determinantes para o triunfo do campeão, de acordo com os jurados.

De acordo com a lista de contagem dos pontos dos jurados, divulgada pela Comissão Atlética de Ontário, que regulamentou o evento em Toronto, Jon Jones venceu por unanimidade os dois últimos rounds, incluindo o quarto, que provocou mais discórdia para muitos, que apontaram Gustafsson como o ganhador. O segundo e o terceiro assaltos tiveram decisões distintas dos juízes. O sueco foi considerado vencedor no primeiro, também de forma unânime.

A contagem de pontos que causou mais surpresa foi a do juiz Chris Lee, que deu a vitória a ‘Bones’ por 49 a 46, embora o campeão tenha sido acertado por vários golpes ao longo do combate. Já Richard Bertrand e Doug Crosby, os outros árbitros laterais, deram o triunfo ao campeão por 48 a 47.

Os três jurados concordaram com a vitória de Gustafsson no primeiro round, o mesmo ocorrendo nos dois últimos. Chris Lee e Richard Bertrand deram o segundo assalto para Jon Jones, enquanto Doug Crosby apontou triunfo do desafiante, somando 20 a 18 nos dois primeiros em favor do sueco.

Dos três jurados, o único que deu a vitória a Gustafsson no terceiro round foi Richard Bertrand. Mas a decisão mais polêmica foi a do quarto assalto. Jon Jones foi atingido várias vezes e só reagiu nos instantes finais, acertando uma potente cotovelada no rosto do oponente, além de uma joelhada. Para os juízes, foi o suficiente para ‘Bones’ ganhar o penúltimo round.

Tags: cinturão toronto jurados Jon Jones Alexander Gustafsson UFC 165